Cinco bebidas para provar na Ilha da Madeira



Todo mundo sabe que provar a gastronomia de um destino é uma das melhores maneiras de conhecê-lo. Mas há outra coisa que se pode fazer para mergulhar de vez na cultura de um local: experimentar suas bebidas. Na Ilha da Madeira, território português em meio ao Atlântico, tanto as comidas quanto as bebidas típicas são deliciosas.

- Confira abaixo quais drinks você precisa pedir quando estiver viajando pelo destino ou até mesmo arriscar fazer as receitas para degustar em casa:

Poncha:

Este drink é preparado com suco de limão ou laranja, mel e aguardente de cana (similar à cachaça brasileira). Em bares e restaurantes, você encontra a poncha preparada na hora, que é a mais saborosa, mas ela também existe engarrafada e pronta para beber. Além disso, a mais tradicional é de limão, conhecida como a Poncha à “Pescador”, mas também é possível provar de outros sabores, como maracujá e tangerina.


Vinho Madeira:

Este vinho, amado por enófilos ao redor do mundo, é uma bebida de tradição centenária. Ele é fortificado, o que significa que recebe álcool vínico para barrar a fermentação. Por isso, tem alto teor alcoólico, que pode superar os 19%, e seus diferentes processos de maturação, em geral, utilizam temperaturas mais altas no processo de envelhecimento do que os vinhos comuns.


Pé de Cabra:

À primeira vista, o Pé de Cabra pode parecer um tipo de café gelado por sua coloração. Mas não: leva vinho Madeira seco, cerveja preta, açúcar, chocolate em pó e casca de limão, tudo bem batido manualmente com o mexelote, um instrumento que também é usado no preparo da poncha. A bebida surgiu no município de Câmara de Lobos, que fica próximo à capital da ilha.


Rum:

Embora o vinho Madeira seja a bebida mais famosa do destino, a Ilha da Madeira também produz um rum excelente. O Rum da Madeira pode ser natural, que é intenso e com aroma complexo, beneficiado, que é adoçado com mel e frutos secos, ou envelhecido, que é mais encorpado e elegante por ficar em cascos de madeira por pelo menos três anos.

Nikita:

Este drink é perfeito para o verão. É feito com sorvete, abacaxi e cerveja ou vinho branco. Os ingredientes são misturados com o mexelote até a bebida ficar extremamente cremosa, pronta para refrescar os dias mais quentes do ano. É doce e deliciosa!



- Sobre a Ilha da Madeira:

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. 

O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. 



Fonte: Jessica Ferreira