Shih Tzu é a 2º raça mais preferida por brasileiros, aponta pesquisa




Originário da China, a raça Shih Tzu logo ganhou o mundo com seu porte pequeno e meiguice. A popularidade do cachorro chegou até o Brasil e há 5 anos, a raça continua em 2º lugar no ranking dos 10 cães preferidos pelos tutores brasileiros, como mostra o PetCenso. 

A pesquisa anual da DogHero , maior empresa de serviços para pets da América Latina, revela que são mais de 129 mil cães da raça Shih Tzu pelo país cadastrados na plataforma, e os cãezinhos machos são a maioria (53%).

Até mesmo quem não é especialista em cães consegue reconhecer um Shih Tzu por conta de suas características. Apesar de não existir um padrão definido de cores - já que a raça pode apresentar tons de preto, cinza, marrom, vermelho, prata e branco -, os filhotes geralmente nascem com a pelagem escura, que vai clareando à medida que eles crescem. Se comparado com outras raças, tais cachorros não costumam ter grandes problemas de saúde além da tendência à síndrome braquicefálica, por conta do focinho achatado, o que dificulta a respiração. 

Além disso, os pais e mães de um Shih Tzu precisam se atentar com os pelos: "É necessário que o tutor faça uma escovação diária, dê banhos semanais no cachorro e evite que o topete entre nos olhos do pet e cause irritações", alerta a veterinária da DogHero, Thaís Matos.

Em relação ao temperamento, no geral é uma raça tranquila, mas alerta e que late para avisar quando nota algo diferente. Sendo assim, alguns pais e mães podem optar por adestrá-lo, comenta a especialista. Entre os principais atrativos do Shih Tzu, a alegria dessa raça é contagiante e uma ótima companhia para todos os familiares. 

Essa raça não gosta de ficar sozinho por muito tempo e precisa de atenção. Por ser muito sociável, o Shih Tzu se dá bem com todos, o que inclui outros animais, pessoas diferentes e até mesmo crianças. Quando bem cuidados, esses pequenos companheiros podem viver de 13 até os 15 anos.


Fonte: DogHero