A gratidão é uma força de caráter poderosa no caminho da felicidade


Para mim, a gratidão está muito ligada à consciência de quem eu sou, e de como estamos trilhando a grande aventura que é viver. Por isso, quando aprendemos ou mesmo praticamos a virtude da gratidão, percebemos a vida como uma grande escola, e passamos a agradecer a todo tipo de acontecimento, felizes ou tristes.

Quando temos um coração grato, e isso pode ser aprendido, praticado, desenvolvido ao longo da nossa experiência, estamos muito mais alinhados com nosso coração, pois a gratidão é uma aptidão de contar e contemplar as próprias bênçãos, ou como alguns gostam de chamar, os “presentes divinos”.

Ser grato significa valorizar as pequenas ou as grandes coisas, cada conquista, ou até mesmo uma perda, pois o que aquece um coração grato é a consciência de que tudo está no lugar certo. De que a vida nos traz o que precisamos naquele momento. De que a vida é uma jornada e que “o como” enxergamos as coisas é mais importante do que o fato em si.

Por isso, a gratidão tem a ver com o momento presente, com dar boas-vindas ao simples, ao belo, ao que temos, ao que somos na essência. Você já agradeceu inclusive ao ano que passou?

Você sabe qual é o caminho mais rápido para o amor? Para Marci Shimoff, uma das maiores especialistas em felicidade, sucesso e amor incondicional dos Estados Unidos, é a gratidão.

É verdade que a gratidão atrai mais amor, gera gentileza, empatia, e acima de tudo, amplia nossa capacidade de sermos resilientes. Uma pessoa grata consegue aceitar, compreender, honrar e aprender com todas as situações da vida.

Mostre às pessoas o quão feliz você é por ter uma família, amigos, vizinhos, seu animal de estimação. Agradeça, agradeça, agradeça. Sinta a emoção da gratidão reverberar na sua mente, no seu corpo, na sua alma. 
A Gratidão gera uma atmosfera de amor, serenidade, alegria, otimismo e fé.

- Dicas para aumentar a Gratidão

1 – Faça uma lista com 50 coisas boas que lhe aconteceram;

2 – Lembre das pessoas que estão sempre junto com você, te ajudando, ouvindo, apoiando, incentivando. Faça uma lista de pelo menos 10 nomes. Você conhece 10 anjos que trazem ou trouxeram boas experiências para sua vida?

3 – Crie o diário da gratidão ou o pote da gratidão para criar o hábito constante de agradecer pelas bênçãos. Liste tudo de bom que aconteceu, pode ser algo simples, mas que deu certo.

4 – Você pode unir o ato da gratidão com o elogio, essa combinação operará milagres na sua vida. Um coração grato e que reconhece o outro traz benefícios para ambas as partes.

5- Faça uma lista de todos os bens materiais da sua casa, da cozinha ao banheiro e sinta como você é uma pessoa abundante. Reconhecer o que temos é uma ótima técnica para expressar a gratidão.

6 – Escolha um lugar reservado, e em silêncio, reflita sobre os bons momentos vividos. Vá relembrando cada acontecimento nos detalhes. Tente relembrar dos cheiros, sons, sensações que foram gravadas na sua memória e nas suas células. Reviva esses fatos e agradeça por trilhar uma vida rica em experiências felizes.

A gratidão funciona como uma corrente do bem, quanto mais você agradece, mais florescem coisas boas na sua vida. Ela é um presente extraordinário que você pode praticar, oferecendo o seu melhor ao mundo e pela “lei dás e receberás”, coisas boas voltarão multiplicadas para você. Experimente! E me conta nos comentários como foi a experiência dessa prática tão simples, mas tão poderosa.

Quando colocamos nossa energia na direção do amor, da gratidão, da abundância, da serenidade, dentre tantas outras virtudes, nossa trajetória está alinhada com a felicidade. A gratidão é uma importante força de caráter, e está diretamente relacionada com o sentir-se feliz. Seja grato regularmente, pois isso só faz BEM!

Gostaria de finalizar o texto com a frase “A gratidão é a memória do coração”, de autoria de Jean-Baptiste Massieu (1743-1818) - Ativista da Revolução Francesa.


Fonte: Chirles Oliveira