sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Vai viajar de carro no Carnaval? Campeã de automobilismo dá dicas de direção preventiva


Com a chegada do Carnaval, milhões de brasileiros se preparam para pegar a estrada e cair na folia, ou apenas descansar, durante uma viagem. Para garantir que os passeios serão seguros e minimizar os imprevistos, a consultora convidada da ValeCard – a campeã de automobilismo Helena Deyama – separou dicas práticas de direção preventiva para os motoristas que estarão atrás dos volantes neste feriado.

Diferente da direção defensiva – que são ações indicadas para minimizar os impactos de uma situação perigosa, a direção preventiva segue orientações para impedir que acidentes aconteçam na pista. 

“A direção preventiva é muito mais eficiente porque evita que o motorista se envolva em uma situação de risco e possa se antecipar aos perigos”, explica Helena.

- Confira algumas indicações que a especialista reuniu para quem viajará pelas rodovias nas próximas semanas:

1- Faça a revisão do seu carro com antecedência:

É importante sempre checar o nível de água e óleo, o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão, o estado dos pneus, a parte elétrica, com as luzes de freios, piscas, lanterna, faróis e painel e o nível do tanque de combustível, além dos documentos do carro e da habilitação. “É muito importante que todo mundo tenha o mínimo de conhecimento sobre o funcionamento do veículo”, afirma Helena.

2- Alimente-se bem e esteja descansado:

Dê preferência a comidas leves e evite alimentos que você não tem o costume de comer. E vale aquele alerta de sempre. Nunca beba e dirija. Também é importante descansar. Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto estar alcoolizado. Se for o caso, pare o carro e descanse.

3- Use o cinto de segurança:

O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Em caso de acidentes, o cinto pode ajudar a salvar vidas.

4- Respeite os limites de velocidade:
Muitos acidentes acontecem porque motoristas não respeitam os limites de velocidade ou tentam fazer ultrapassagens perigosas. Lembre-se. É melhor ir mais devagar e chegar inteiro do que acelerar seu veículo e correr riscos.

5- Mantenha distância e seja cauteloso:
Mantenha sempre a distância de segurança para evitar acidentes com freadas bruscas. Para ter tempo de reação, o ideal é ter três segundos para o carro da frente. Use também os avisos de luz e lembre-se que o uso de faróis é obrigatório na estrada.


Fonte: Helena Deyama - consultora da ValeCard

Nenhum comentário:

Postar um comentário