sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Oito restaurantes para provar o melhor da gastronomia do Centro de Portugal


Para a maioria dos viajantes, uma das características que mais se destaca em um destino é a gastronomia. O Centro de Portugal é muito apreciado por suas reconhecidas regiões vinícolas, mas também dá um show quando o assunto é a culinária. O delicioso combo enogastronômico pode ser provado em excelentes restaurantes espalhados por toda a região. 

- Confira oito lugares para vivenciar essa explosão de sabores!

- Restaurante Mesa de Lemos:

Situado em Viseu, tem a única estrela Michelin do Centro de Portugal. O cardápio é composto exclusivamente por ingredientes portugueses de excelência, além de produtos cultivados na própria horta, tudo escolhido a dedo pelo chef Diogo Rocha. São duas opções de menu: de Lemos e do Chef, com cinco e sete pratos, respectivamente, com opções como o Polvo “De Peniche”, o bacalhau “De Islândia” e a couve-flor “De Nossa Horta”, todos harmonizados com 
vinhos produzido na propriedade.
                                 

- Restaurante Muralha da Sé:

Com vista para a esplanada da Sé de Viseu, o restaurante apresenta os clássicos da gastronomia da região portuguesa, como vitela à Lafões, o cabrito assado e o polvo à lagareiro, perfeitamente harmonizados com excelentes vinhos. Para finalizar, pudim de pão ou o famoso pastel de Vouzela, iguarias típicas do Centro de Portugal.



- Restaurante De Raiz:

A jovem dupla de chefs Inês Beja e Nuno Fonte elaborou o menu com base nas receitas de suas avós, apresentadas em pratos requintados e que transportam aos sabores do passado. E, como todas as boas refeições portuguesas, são regadas a taças de vinho. Entre as entradas, há clássicos como Iscas de Aves e Ovos verdes da Avó Raquel e, entre os principais, delícias como Costeleta de Vileta Mirandesa e Cachaço de Porco Bísaro com Molho de Vinho da Madeira são excelentes opções.

- Restaurante Aromático 54:

É o lugar ideal para se surpreender com uma mistura inesperada de sabores em menus que mudam quase que diariamente. Possui uma esplanada lindíssima, envolta por um jardim acolhedor, onde o chef Paulo Gonçalves planta as ervas aromáticas que dão nome ao restaurante. Aos sábados, domingos e feriados, serve um delicioso brunch.
                               

- Restaurante Pedro dos Leitões:

Este restaurante fica localizado em Mealhada, numa rua batizada em homenagem ao fundador do restaurante, que é referência na região. São três fornos a lenha para preparar o mais famoso prato da casa: o clássico leitão assado da Bairrada. A casa também conta com uma ótima carta de vinhos. 


- Bronze Seafood & Lounge Bar:

Em um maravilhoso espaço à beira-mar, situado na praia da Costa Nova, o local já foi considerado o quinto melhor restaurante de praia da Europa. O bife de atum servido com purê de batata doce é absolutamente imperdível.


- Tasca do Joel:

Conta com deliciosos petiscos e uma extensa seleção dos melhores vinhos nacionais, na cidade de Peniche, no litoral do Centro de Portugal. O forno a lenha é o ponto alto da casa, de onde saem as mais apetitosas iguarias, que incluem bacalhau e peixes frescos, graças à proximidade com o mar. O sequinho, a massada de peixe e a sardinha assada são algumas das especialidades.


- Restaurante Petiscos & Granitos:

De construção muito peculiar, o restaurante está alojado em uma enorme rocha de granito, assim como outros edifícios da Aldeia Histórica de Monsanto. O serviço da casa oferece o melhor da cozinha regional: o polvo gratinado com queijo de ovelha e a sobremesa de papas de carolo são especialidades imperdíveis.
                                 

- Sobre o Centro de Portugal:

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. 

O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. 


Fonte: Jessica Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário