Projeto que mistura ecoturismo, educação ambiental e desenvolvimento social é destaque no Prêmio Nacional do Turismo




Além da iniciativa de Mato Grosso, as propostas de Mato Grosso do Sul e Goiás foram reconhecidas pelo aproveitamento do patrimônio natural para o turismo


A segunda edição do Prêmio Nacional do Turismo, realizada no início do mês, em Belo Horizonte (MG), destacou três iniciativas reconhecidas pelo aproveitamento do patrimônio natural brasileiro como atrativo turístico. A proposta é valorizar o destino respeitando os princípios de conservação da biodiversidade e prezando pelo turismo responsável da atividade turística.

O grande premiado da categoria foi o Polo Socioambiental Sesc Pantanal. Há mais de 20 anos, a iniciativa desenvolve no Pantanal de Mato Grosso um projeto pioneiro de conservação, que conjuga turismo ecológico, educação ambiental e desenvolvimento social. A partir da criação da Reserva particular do Patrimônio Natural, a maior do país, foi estruturado um hotel, dois parques e uma unidade de ação social.

A instituição atua nesse território, carregado de tradições, saberes, artes e histórias, que podem ser conhecidos por pessoas de todo o mundo com a atividade turística ali desenvolvida. O trabalho é calcado na ampliação do conhecimento científico, que difunde a riqueza do bioma e propõe tornar os visitantes multiplicadores de conhecimento. Contribui, também, com a comunidade a partir da compra de produtos locais. Busca interligar natureza e ser humano, o que o torna um polo de desenvolvimento socioambiental.

A representante do Polo, Cristiane Rodrigues, recebeu o prêmio com satisfação e agradeceu a equipe de mais de 300 pessoas que fazem parte do projeto. “Esse prêmio é muito importante porque representa um trabalho de desenvolvimento sustentável, um trabalho em conjunto com a comunidade pantaneira. Nós temos lá a maior reserva particular com 108 mil hectares de área conservada e, junto a ele, temos um trabalho de turismo que é primordial para que a gente possa levar um público anual de mais de 30 mil pessoas para conhecer aquele bioma incrível e uma cultura maravilhosa de um povo muito guerreiro”, ressaltou Rodrigues.

O segundo premiado da cerimônia foi o Caminho de Cora Coralina, uma trilha de longo curso que liga cidades turísticas goianas de Corumbá de Goiás à Cidade de Goiás, passando por Cocalzinho de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari e Itaberaí. Recheado de história, culturas e tradições, o trecho remonta aos caminhos abertos por bandeirantes e pesquisadores, em meio à natureza exuberante de Goiás. 

Passa por três parques estaduais, com cachoeiras, nascentes, fauna e flora muitas vezes endêmica. Experiência única com gastronomia e hospitalidade do povo goiano, prosa, café coado na hora, pão de queijo, pamonha, empadão e doce cristalizado. No trajeto, capelas e igrejas antigas estão de portas abertas. Tudo com o tom das poesias inspiradoras da poetisa Cora Coralina.

A iniciativa Sustentabilidade e Ecoturismo no Rio da Prata e Lagoa Misteriosa foi a terceira premiada. A iniciativa de Jardim, Mato Grosso do Sul, envolve flutuar em águas cristalinas ao redor de peixes coloridos, ou mergulhar com cilindro em uma caverna inundada de profundidade desconhecida. O Recanto é uma empresa familiar de ecoturismo organizado na região de Bonito e Jardim, cujo modelo foi replicado para outro atrativo na região: a Estância Mimosa. O Recanto é uma reserva particular com modelo de ecoturismo organizado com visitação limitada, foco em qualidade, com sistema de gestão de segurança certificado, viável economicamente e que concilia desenvolvimento regional, preservação ambiental e satisfação do turista.

- Prêmio:

O Prêmio Nacional do Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo e pelo Conselho Nacional de Turismo (CNT), busca dar visibilidade, ampliar o reconhecimento e premiar iniciativas inovadoras que tenham contribuído significativamente para o turismo. A premiação ocorreu no dia 4 de dezembro, durante a segunda edição do Prêmio Nacional do Turismo, evento que coroou a primeira Semana Nacional do Turismo, realizada em Belo Horizonte (MG).


Fonte: MTur