O novo ano que começa com o Natal


Quando alguém vem em nossa casa, nós arrumamos tudo para que essa pessoa se sinta bem. Limpamos, organizamos as coisas e decoramos da melhor forma possível para receber bem quem nos visita. Assim também é com a chegada do Natal. Mais que uma época em que preparamos uma ceia e trocamos presentes, o advento de Natal vai além do material.

No período do Advento, as quatro semanas que antecedem o Natal, nos preparamos para a o nascimento de Jesus. É um momento em que se vivencia com expectativa a esperança e o renascimento, que transcende a rotina de dormir, acordar e cumprir tarefas. Vivenciar o advento é uma ocasião para se praticar o exercício do perdão, para que possamos seguir em paz com nossos erros e aprendizados.

É o mesmo que acontece quando uma família espera um bebê. Todos se preparam para esse momento, conferem se falta algo, ficam ansiosos para a sua chegada. Mas não basta apenas esperar. Cristo chega e vive com a gente. Ele realmente nasce. Somos chamados a estar com Ele, crescendo e se desenvolvendo juntos.

Tradicionalmente, o Ano Novo é considerado um novo começo, que inclui metas, sonhos e anseios. Contudo, o Natal também é um tempo de perceber que todo o dia pode ser um novo começo, uma nova oportunidade, uma nova vida.

Na prática, durante o período que antecede a data, é possível envolver as crianças na história sobre a origem do Natal. Uma das formas de alinhar a arrumação da casa com o seu verdadeiro significado é explicar, por exemplo, que uma pessoa especial está chegando. Que o tempo de espera pode ser vivido por todos os membros da família, e que a chegada é motivo de grande alegria.

Um dos valores a serem lembrados nesta época é a humildade, um assunto que pode ser tratado com os pequenos contando sobre o nascimento de Jesus. Para nós, Ele é um verdadeiro rei. Porém, não nasce em um palácio, mas em um estábulo, em uma manjedoura, que é o lugar do alimento. Assim, ele se torna alimento para nossa alma e para nossa vida, nos faz uma pessoa melhor, porque com ele podemos renascer todos os dias.

O Natal, portanto, se trata de uma oportunidade de criar um momento de reflexão sobre o que está fazendo bem para a gente, e o que não está. Arrumar a nossa casa, o nosso interior, ver o que realmente precisa ficar e o que pode ser passado para a frente ou até mesmo descartado. 


Esse processo se assemelha a uma limpeza, a partir da qual podemos aprender lições e nos desfazer daquilo que não acrescenta. Aproveitar o advento é preparar e arrumar a casa de dentro, esse sim, é o maior convite do Natal. A oportunidade de melhorar quem somos e começar um novo ano.



Fonte: José Carlos Pereira - gerente de Identidade, Missão e Vocação da Rede Marista de Colégios (RMC)