O Brasil desponta como opção para turistas-pacientes, pela combinação de baixo preço e excelência médica. O turismo médico pode ser definido como o processo de viagem para fora do seu local de residência (país, estado, cidade) com a finalidade de receber cuidados médicos. Dentre eles estão incluídas as cirurgias estéticas e reconstrutoras, uma das áreas em que o Brasil é referência mundial por conta do legado do Prof. Ivo Pitanguy. Também nas áreas como cardiologia, oncologia, ortopedia e check-ups de saúde, há grande procura e capacitação técnica.
No entanto, setor ainda precisa investir em promoção para concorrer com outros países. Segundo um estudo da Medical Tourism Association (MTA), associação sem fins lucrativos que visa estimular o turismo médico pelo mundo, os cinco principais destinos são Canadá, Inglaterra, Israel, Cingapura e Índia. O Brasil aparece na 22ª posição. Ainda segundo o MTA, o perfil de quem opta por essa modalidade de viagem é composto por 51% de mulheres e 49% de homens, com idades que variam entre 18 a 65 anos.
O fenômeno ainda é recente e, por isso, carece de dados oficiais. Mas os consultórios, clínicas e hospitais brasileiros já sentem seus efeitos e comprovam: aumenta a cada dia o número de estrangeiros que vêm ao Brasil para realizar procedimentos médicos e odontológicos.
Para o médico especialista em medicina preventiva, Antonio Carlos Till, que apresentou recentemente esses dados para a Câmara Empresarial do Rio e agentes do setor, o Brasil e, em especial o Rio de Janeiro, possui enorme potencial de crescimento no segmento do turismo médico. O pacote turismo médico engloba além da Medicina tradicional, mas também tratamentos na área de saúde e bem-estar, que vão do estético ao relaxamento físico ou espiritual.
“Fora as belezas naturais, cultura e culinária que atraem o turista convencional, a cidade é polo de excelência em várias especialidades médicas contando com hospitais acreditados internacionalmente e uma ampla rede hoteleira cinco estrelas. Além do Rio se destacar na cirurgia plástica, possui serviços de ponta em oncologia, cirurgia cardíaca, odontologia, ortopedia e check-up”, destaca Till.
Fonte: Dr. Antonio Carlos Till - clínico e cardiologista
Comentários
Postar um comentário