Turismo médico como oportunidade para o Brasil




Apesar de ocupar a 22ª posição no ranking, há grande potencial, principalmente no Rio de Janeiro, que tem profissionais de alto padrão técnico como em cirurgia plástica, área muito procurada por este tipo de turista

O Brasil desponta como opção para turistas-pacientes, pela combinação de baixo preço e excelência médica. O turismo médico pode ser definido como o processo de viagem para fora do seu local de residência (país, estado, cidade) com a finalidade de receber cuidados médicos. Dentre eles estão incluídas as cirurgias estéticas e reconstrutoras, uma das áreas em que o Brasil é referência mundial por conta do legado do Prof. Ivo Pitanguy. Também nas áreas como cardiologia, oncologia, ortopedia e check-ups de saúde, há grande procura e capacitação técnica.

No entanto, setor ainda precisa investir em promoção para concorrer com outros países. Segundo um estudo da Medical Tourism Association (MTA), associação sem fins lucrativos que visa estimular o turismo médico pelo mundo, os cinco principais destinos são Canadá, Inglaterra, Israel, Cingapura e Índia. O Brasil aparece na 22ª posição. Ainda segundo o MTA, o perfil de quem opta por essa modalidade de viagem é composto por 51% de mulheres e 49% de homens, com idades que variam entre 18 a 65 anos.

O fenômeno ainda é recente e, por isso, carece de dados oficiais. Mas os consultórios, clínicas e hospitais brasileiros já sentem seus efeitos e comprovam: aumenta a cada dia o número de estrangeiros que vêm ao Brasil para realizar procedimentos médicos e odontológicos.

Para o médico especialista em medicina preventiva, Antonio Carlos Till, que apresentou recentemente esses dados para a Câmara Empresarial do Rio e agentes do setor, o Brasil e, em especial o Rio de Janeiro, possui enorme potencial de crescimento no segmento do turismo médico. O pacote turismo médico engloba além da Medicina tradicional, mas também tratamentos na área de saúde e bem-estar, que vão do estético ao relaxamento físico ou espiritual. 


“Fora as belezas naturais, cultura e culinária que atraem o turista convencional, a cidade é polo de excelência em várias especialidades médicas contando com hospitais acreditados internacionalmente e uma ampla rede hoteleira cinco estrelas. Além do Rio se destacar na cirurgia plástica, possui serviços de ponta em oncologia, cirurgia cardíaca, odontologia, ortopedia e check-up”, destaca Till.



Fonte: Dr. Antonio Carlos Till - clínico e cardiologista