Mico-leão-preto vira selo dos Correios






A espécie símbolo do Estado de São Paulo, o mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) é parte agora de uma coleção especial de selos dos Correios. Junto com outras espécies - as larvas do besouro (Pyrearinnus termitilluminans), que proporcionam o fenômeno conhecido como Cupinzeiro Luminoso, e a Preguiça-de-Coleira (Bradypus torquatus Ill), a imagem do mico agora é opção para envio de correspondências.


A fotografia que estampa o selo é da bióloga Gabriela Cabral Rezende, pesquisadora do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, organização brasileira que realiza estudos sobre a espécie há 35 anos, no Pontal do Paranapanema (SP), por meio do Programa de Conservação do Mico-Leão-Preto, trabalho reconhecido nacional e internacionalmente por meio de vários prêmios.

"Nós, brasileiros, precisamos conhecer mais a biodiversidade rica que nosso país possui. Só assim compreenderemos o real valor das nossas florestas e animais. O mico-leão-preto, por exemplo já foi considerado extinto da natureza e só existe no Brasil e numa pequena porção de Mata Atlântica de São Paulo. 

Sua conservação é fundamental para a vida da floresta - já que ele é um excelente dispersor de sementes, por exemplo e, consequentemente, a nossa vida, já que todos dependem da floresta para ter água, qualidade de clima e alimentos", explica Gabriela.

O selo está disponível a partir do dia 23 de setembro, nas principais agências dos Correios.


- Curiosidades sobre o Mico-leão-preto:

As quatro espécies de micos-leões só existem no Brasil. O mico-leão-dourado (mais popular e que vive nas matas do Rio de Janeiro), o mico-leão-da-cara-dourada (que vive em território baiano), o mico-leão-de-cara-preta (que ocorre apenas no litoral sul de São Paulo e norte do Paraná) e o mico-leão-preto (que vive exclusivamente na Mata Atlântica de interior do estado de São Paulo, especialmente a Oeste do estado).

O mico-leão-preto tem como nome científico Leontopithecus chrysopygus. É reconhecida como a espécie símbolo do estado de São Paulo. Isso porque existe apenas nesse estado, nas porções oeste e sudeste, em remanescentes de Mata Atlântica de Interior e matas ciliares.

Devido à intensa devastação dessa floresta e fragmentação de seu habitat, a espécie sofreu uma redução significativa da população a aproximadamente 1500 indivíduos. Para se ter uma ideia, o mico-leão-preto foi considerado extinto por 65 anos, devido à ausência de registros na natureza, até sua redescoberta em 1970.

Os micos-leões-pretos são pequenos primatas que pesam cerca de 600 gramas quando adultos. Têm o corpo coberto por uma pelagem longa, predominantemente preta, com exceção da região do quadril que apresenta coloração alaranjada. Recebem esse nome por conta da pelagem da cabeça que, se assemelha a uma juba de leão.

Vivem em grupos familiares de 2 a 8 indivíduos. Como são animais territorialistas, cada grupo defende e utiliza uma área própria, que pode variar de 40 a 400 hectares. Eles realizam suas atividades durante o dia, e à noite se abrigam em ocos de árvores para dormir. 



Geralmente, quando os pesquisadores precisam fazer estudos de observação, precisam estar atentos aos ocos onde os micos dormiram na noite anterior e acompanhá-los logo pela manhã. Eles não saem do oco durante a noite.

Alimentam-se majoritariamente de frutos, mas também de pequenos animais, como insetos, lagartixas e pererecas, exsudatos das árvores (goma) e flores. Seus principais predadores são as aves de rapina, serpentes, iraras e pequenos felinos.

Atualmente, o mico-leão-preto é classificado na categoria “Em Perigo” nas listas de espécies ameaçadas internacional, brasileira e estadual, sendo os principais fatores de ameaça a perda e fragmentação de seu habitat. Especialmente no Oeste de São Paulo, a Mata Atlântica encontra-se fragmentada em pequenos pedaços de mata. Isso faz com que os grupos de micos (assim como outras espécies) fiquem isolados, com pouca disponibilidade de alimento e pouca chance de encontrar parceiros para reprodução. 

O isolamento faz com que eles comecem a se reproduzir entre os membros da própria família, gerando problemas genéticos e a consequente redução do número de indivíduos na população.
                              

- Sobre o Programa Mico-Leão-Preto:

O IPÊ comemora em 2019 os 35 anos do Programa de Conservação do Mico-Leão-Preto, criado e implementado pelo Instituto na Mata Atlântica de São Paulo. O trabalho começou a ser desenvolvido ainda antes da fundação da organização. A partir dele, aliás, é que o IPÊ criou suas bases para desenvolver toda uma metodologia de conservação da biodiversidade inovadora, pautada em: pesquisa científica, educação ambiental, envolvimento comunitário em negócios sustentáveis, restauração da vegetação na paisagem e apoio a políticas públicas.


Na pesquisa científica que completa 35 anos, o IPÊ tem como objetivo de longo prazo garantir ao menos duas populações viáveis e autossustentáveis da espécie, vivendo em um habitat mais amplo, protegido e conectado. Os pesquisadores do Instituto desenvolvem uma série de estudos e experimentos inovadores que ajudam a compreender o comportamento da espécie nessa paisagem em constante mudança, e a delinear os caminhos para sua conservação. 


Fonte: Paula Piccin