Conheça o projeto que transformou uma vila portuguesa em um imenso jardim


Santar é uma pequena vila do Centro de Portugal, região do país situada entre as cidades de Lisboa e Porto. Maravilhoso e aristocrático, este destino fica a cerca de 1h30 de Porto, e surpreende os turistas com seu patrimônio cultural, as casinhas de granito, edifícios nobres e a beleza da paisagem que a rodeia, marcada por muitas vinhas e pelas serras do Caramulo e da Estrela.


No entanto, o que torna Santar um destino único para os viajantes que exploram Portugal é o projeto que cultiva jardins deslumbrantes em terraços, transformando a própria vila em um imenso jardim. Existente desde 2013, o Santar Vila Jardim nasceu para quebrar muros, construir pontes e, principalmente, unir jardins.

Além de conhecer essas verdadeiras obras-primas do paisagismo, os turistas podem desfrutar de diversas atividades, como visitas guiadas às construções históricas, degustações de vinhos, workshops de jardinagem, oficinas para crianças e até eventos culturais.


Sete grandes propriedades apostaram no paisagismo para participar deste grande projeto: Casa dos Condes de Santar e Magalhães, Casa da Magnólia, Casa de Misericórdia, Jardim dos Linhares, Casa Ibérico Nogueira, Casa do Miradouro, Paço dos Cunhas e Casa das Fidalgas.

O projeto valoriza a singularidade de Santar e permite que os visitantes descubram os segredos e encantos da vila, além de suas vistas deslumbrantes. Com isso, ela se tornou um destino irresistível, enquanto também contribui para o desenvolvimento social, cultural e econômico local.


- Sobre o Centro de Portugal:

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. 


Fonte: Jessica Ferreira