Cinco experiências inusitadas na Jordânia


Uma mistura de histórias milenares e natureza única, na Jordânia há diversas experiências inusitadas para vivenciar em uma viagem. Abaixo, algumas opções para incluir no itinerário:

1) Flutuar no Mar Morto:

Localizado a mais de 400 metros abaixo do nível do mar, o Mar Morto é o ponto mais baixo da face da Terra. Ele é alimentado por diversos afluentes, incluindo o Rio Jordão. Ao atingir o Mar Morto, as águas são bloqueadas pela terra e evaporam, deixando para trás um denso e rico coquetel de sais e minerais. A principal atração do Mar Morto é a água morna, calmante, super salgada – cerca de dez vezes mais salgada que água do mar – e rica em sais de cloreto de magnésio, sódio, potássio e outros elementos químicos, que tem atraído visitantes desde os tempos antigos, que aproveitaram de todas as vantagens da lama negra do Mar Morto e flutuaram relaxadamente enquanto absorviam os ricos minerais da água. Como a água é muito salgada e densa, flutuar no Mar Morto não exige esforço e até mesmo é possível ler um livro ou jornal por ali. A experiência é única!


2) Dormir no deserto:


O deserto de Wadi Rum proporciona outra experiência incrível. No meio de penhascos, cânions e desertos infinitos, a perspectiva é totalmente diferente. Os passeios são feitos por cavalo, camelo ou veículo 4x4, mas para realmente descobrir os segredos de Wadi Rum, nada supera as caminhadas. Longe da estressante vida moderna, uma excelente ideia para incluir no roteiro é passar uma ou duas noites em um dos aconchegantes acampamentos beduínos no meio do deserto, sob um céu estrelado, e experimentar a deliciosa gastronomia local.


3) Conhecer Petra à luz de velas: 

Petra, uma das maravilhas do mundo e Patrimônio da UNESCO, é o principal cartão-postal da Jordânia. A cidade foi esculpida na pedra pelos Nabateus, um povo árabe que se instalou ali há mais de 2000 anos, transformando-a em uma importante rota de comércio, seda e especiarias. Para conhecer Petra é preciso de pelo menos três ou quatro dias, já que há uma infinidade de monumentos e locais para explorar. 


Se visitar Petra durante o dia é inspirador, conhecê-la à noite à luz de 1.800 velas é realmente uma experiência de outro mundo! O caminho pelo Siq até o Tesouro (Al-Khazneh) – principal atração do local – é iluminado à luz de velas e ainda há uma apresentação de música dos beduínos no Tesouro. A experiência Petra By Night começa às 20h30 e termina às 22h, toda segunda, quarta e quinta-feira.

4) Fazer trilhas entre cânions:

A Reserva da Biosfera Mujib é a reserva natural mais baixa do mundo, com uma variedade espetacular de paisagens perto da costa leste do Mar Morto. A reserva está localizada no profundo desfiladeiro de Wadi Mujib, que entra no Mar Morto a 410m abaixo do nível do mar. 


A Reserva se estende às montanhas Karak e Madaba ao norte e ao sul, atingindo 900 metros acima do nível do mar em alguns lugares. Essa variação de altitude, combinada com o fluxo de água durante todo o ano, proveniente de sete afluentes, significa que Wadi Mujib desfruta de uma magnífica biodiversidade que ainda está sendo explorada e documentada. 

Mujib tem cinco trilhas principais, três trilhas do rio e duas trilhas de terra - todas oferecem algumas das mais empolgantes trilhas da Jordânia. Sua caminhada mais extensa é conhecida como a “Trilha perdida para o Mar Morto”, uma expedição de um dia inteiro que desce as montanhas escarpadas de Mujib, em direção ao Mar Morto. Apenas para os corajosos!

5) Assistir apresentações romanas em um hipódromo milenar:

A antiga cidade de Jerash é habitada há mais de 6.500 anos. A idade de ouro desta cidade veio sob o domínio romano, quando era chamada de Gerasa, e hoje em dia é reconhecida por ser uma das mais bem preservadas cidades romanas do mundo. Uma forma de voltar no tempo é assistir às apresentações diárias realizadas pela companhia teatral ‘Jerash Heritage Company’ mostrando carruagens dos romanos (RACE) no Hipódromo. 


O show conta com quarenta e cinco legionários com armadura em uma exibição de táticas do exército Romano de perfuração e batalha, dez gladiadores lutando “até a morte” e várias carruagens romanas competindo em uma clássica corrida de sete voltas em torno do milenar hipódromo.


Fonte: Bureau Mundo - escritório virtual da GVA