Programa da União Europeia, Low Carbon Business Action in Brazil, reunirá PMEs brasileiras, europeias e investidores para discutirem o financiamento de soluções inovadoras na economia de baixo carbono




O programa Low Carbon Business Action in Brazil (LCBAB), financiado pela União Europeia, que tem por objetivo apoiar pequenas e médias empresas europeias e brasileiras no desenvolvimento de soluções inovadoras em setores que contribuem para uma economia de baixo carbono realizará, em São Paulo, uma rodada de negócios com espaço para conferências sobre financiamento e networking para apresentar financiadores a empresas brasileiras e europeias a fim de colocar em prática mais de 65 projetos sustentáveis a serem implementados no mercado brasileiro. O Business to Finance ocorrerá nos dias 17 e 18 de setembro, no Hotel Tivoli Mofarrej, na capital paulista.

O evento é parte importante de um ciclo que se iniciou em 2017, quando o LCBAB, que desde 2015 promove o intercâmbio entre pequenas e médias empresas brasileiras e europeias, mapeou instituições e instrumentos financeiros disponíveis na Europa e no Brasil para viabilizar o financiamento de tecnologias de baixo carbono no país. 

Foram selecionadas mais de 30 instituições financeiras, enquanto cada projeto passou por uma rigorosa análise técnica que permitiu definir a sua viabilidade técnica e financeira, assim como seu impacto ambiental.

Durante dois dias, os parceiros europeus e brasileiros dos projetos da organização e as instituições financeiras poderão discutir a possibilidade de efetivação das iniciativas no Brasil. Cada projeto possui dados que permitirão aos bancos e fundos nacionais e internacionais analisarem o retorno financeiro a médio e longo prazo.

Serão realizadas mais de 200 reuniões pré-agendadas entre parceiros dos projetos, bancos nacionais e europeus, e clientes finais, assim como a apresentação das iniciativas a fundos de investimento. A expectativa do Low Carbon Business Action in Brazil é receber cerca de 175 pessoas nesse encontro de matchmaking e networking, que deve mobilizar 300 milhões de Euros em investimentos.

"Os projetos apoiados pela União Europeia estão em um nível de maturidade que já nos permite encontrar interesses mútuos entre os parceiros do Low Carbon Business Action in Brazil e as instituições financeiras brasileiras. Vemos um grande potencial na redução das emissões de gases no Brasil, por meio de soluções inovadoras em diferentes segmentos, inclusive industriais, com possíveis clientes já identificados. O evento será um importante passo para a concretização dessas iniciativas", explica Mercedes Blázquez, líder do projeto Low Carbon Brazil.

O programa Low Carbon Business Action in Brazil encerra seu ciclo em dezembro de 2019 e já planeja sua continuidade em 2020.

Fonte: Laura Moscatelli