Caminhos sustentáveis em um mundo incerto nos negócios


Grandes são as mudanças que emplacamos na última década, sejam elas de rotina, tecnológicas, de pensamento, atitude ou crenças. O certo é que essas mudanças aconteceram e acontecem frequentemente e não é difícil percebê-las ao nosso redor. Elas trouxeram consigo uma certa urgência para o empreendedor ressignificar sua forma de ver, sentir e agir frente aos seus clientes, colaboradores, fornecedores e a sociedade em geral. 

Pensar em sustentabilidade nos negócios vai muito além do que pensar somente em futuro. Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. Então, como pensar em sustentabilidade sem levar em consideração atender a diversidade do mundo no qual vivemos?

Quando pensamos em diversidade, precisamos entender e pensar como o público que queremos atingir, em como vender para esse público e qual diferencial nos torna único dentro do mercado no qual atuamos. Pois perguntas como essas nos levarão a uma análise de para onde estamos indo e, quando pensamos em futuro, começamos a desenhá-lo no hoje. Então, o que você tem feito hoje para tornar o seu negócio sustentável?

Pensando nestas mudanças, como você, empreendedor, tem se posicionado frente a este mundo? Como você tem visto os seus clientes e como eles têm visto o seu negócio? Como você tem se tornado único naquilo que faz? O quanto as estruturas da sua empresa são flexíveis para lidar com esse novo público? Você tem proporcionado um ambiente criativo e inovador dentro do seu negócio?

- Algumas técnicas são muito simples para serem usadas agora, pensando no futuro, como a dos 5W2H.


5 W: What (o que será feito?)

Why (por que será feito?)

Where (onde será feito?)

When (quando?)

Who (por quem será feito?)


2H: How (como será feito?)

How much (quanto vai custar?)

Essa é uma técnica simples, mas que permite planejar, analisar e tomar decisões assertivas, que possibilitarão um caminho mais sustentável ao negócio. Ela pode ser usada em diversas áreas para tomadas de decisões do dia a dia, do pensar no futuro, pois o futuro sustentável do seu negócio inicia-se hoje, tome essa decisão, defina para onde sua empresa vai e como você quer ser reconhecido. Agora é a hora.


Fonte: Lara Dias - especialista em gestão de pessoas e negócios do Support Business Group.