Campanha Um Dia no Parque convoca brasileiros para áreas naturais protegidas em todo País





No próximo domingo (21), brasileiros de todas as regiões estão convidados a visitar as áreas naturais do País. A campanha Um Dia no Parque quer mostrar que as Unidades de Conservação (UCs), além de protegerem a biodiversidade, oferecem inúmeras opções de lazer e geram benefícios aos visitantes, como melhora da saúde, garantia de bem-estar e desenvolvimento econômico. 

A Coalizão Pró UCs, que realiza a campanha, vai mostrar essas vantagens por meio da promoção de atividades em contato com a natureza em aproximadamente 180 áreas protegidas de todo o País, como parques nacionais, estaduais e urbanos, bosques e reservas naturais.

No Estado do Rio de Janeiro, cerca de 20 cidades vão participar da campanha. Na capital, haverá atividades no Monumento Natural Arquipélago das Ilhas Cagarras, com visita embarcada guiada ao redor de um dos cartões postais da cidade, em uma iniciativa do ICMBio, do Projeto Ilhas do Rio e do Instituto Mar Adentro. Os visitantes ainda podem praticar canoagem e fazer mergulho autônomo nas proximidades da Ilha Comprida.

Ainda na cidade do Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Pedra Branca terá uma programação promovida pelo movimento Pé no Parque e o Instituto Moleque Mateiro, com café da manhã no quilombo, contação de histórias quilombolas, caminhada guiada e oficina de jongo e mosaico ecológico. Haverá também a exibição de episódios da websérie do movimento Pé no Parque, seguida de bate-papo com os realizadores.


Em Nova Iguaçu, o Parque Natural Municipal da cidade terá caminhada por trilha até a cratera do vulcão, mutirão de limpeza, ioga, palestras de educação ambiental e piquenique. 

Campanha Um Dia no Parque:

Esta é a segunda edição da campanha, que teve início em 2018. De acordo com Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC, que idealizou a iniciativa no Brasil, “o povo brasileiro ama a natureza, mas ainda tem pouco contato com o que o Brasil tem de mais bonito e raro, um patrimônio natural que está nas nossas Unidades de Conservação. 

Com a campanha, queremos gerar esse sentimento de orgulho e pertencimento dessas áreas para nossa sociedade. Em 2018, realizamos o ano zero, de experimentação, e foi um sucesso, com cerca de 65 Unidades de Conservação e parceiros em todo o país participando com múltiplas atividades, como observação de aves, surf, oficina de pipa, trilhas, contação de histórias”.



O objetivo é criar uma cultura de visitação e turismo nas UCs – mais conhecidas como parques ou reservas – por meio de um dia de comemoração fixo no calendário do país, em que áreas protegidas e parceiros (organizações não governamentais, grupos de visitantes organizados, empresas) em todo o Brasil ofereçam atividades que, além servirem como recreação, despertem a consciência ambiental nos participantes.

- Serviço:

O que: Um Dia no Parque

Quando: 21 de julho

Onde: Unidades de Conservação em todo o país

Quem pode participar: todos os interessados em praticar atividades na natureza ou contemplar a paisagem

Como: visitando as UCs participantes, ou praticando uma atividade em contato com a natureza. 


Fonte: Fundação Grupo Boticário