BYD e Toyota entram em acordo para desenvolver conjuntamente veículos elétricos a bateria

                                     


A BYD Company Ltd. (BYD) e a Toyota Motor Corporation (Toyota) anunciaram hoje, 19 de julho de 2019, a assinatura de um acordo para o desenvolvimento conjunto de veículos elétricos a bateria (BEVs). As duas partes desenvolverão sedãs e SUVs, bem como baterias para esses veículos e outros, com o objetivo de lançá-los no mercado chinês sob a marca Toyota na primeira metade dos anos 2020. 

A BYD foi fundada em 1995 como um negócio de baterias e se transformou em uma empresa de soluções de energia limpa, fabricando não apenas veículos elétricos, mas outros produtos, como células de armazenamento de energia de grande porte e peças centrais para veículos elétricos, como baterias e motores.

Em 2008, a BYD se tornou a primeira empresa do mundo a produzir veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) em massa. De 2015 a 2018 as vendas de BEVs e PHEVs da BYD ficaram em primeiro lugar globalmente.

- A BYD : Pioneira em soluções de energia limpa

Gigante global da energia limpa, a BYD é maior fabricante mundial de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in (de 2015 a 2018). A empresa está presente em seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades em 50 países. 

Superando 240 mil funcionários distribuídos em 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes), a BYD é, ainda, a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo para outras marcas globais. 

A empresa foi considerada uma das 15 empresas que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World” da Revista Fortune, e em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, entre outros prêmios internacionais.

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. 

Em fevereiro de 2019, a BYD Brasil assinou seu primeiro projeto de SkyRail (monotrilho) no país, numa Parceria Público Privada (PPP) de R$ 1,5 bilhão na cidade de Salvador. A BYD Brasil já emprega mais de 250 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.



Fonte: Patrícia Peres