segunda-feira, 1 de julho de 2019

As mais belas construções do Alentejo


Um dos grandes atrativos da Europa sempre foram suas construções incríveis, cheias de história. As maravilhas arquitetônicas da época medieval deslumbram os turistas do mundo todo, sejam igrejas, castelos ou mesmo hotéis ou sedes de governo. Portugal tem inúmeras construções impressionantes, e o Alentejo, maior região do país, é lar de muitas delas. Listamos cinco exemplos abaixo para inspirar sua próxima viagem. Não é preciso entender de arquitetura para apreciá-las!

- Paço Ducal de Vila Viçosa:

A mais icônica construção de Vila Viçosa começou a ser construída em 1501, sob ordens do quarto duque de Bragança, D. Jaime, mas só se tornou o que é hoje no século 17. O que impressiona neste edifício é sua fachada de 110 metros de comprimento totalmente revestida de mármore, matéria-prima típica da região. Atualmente, é um museu, e seu interior tem muitos afrescos e painéis de azulejos, e exibe coleções importantes de pinturas, esculturas, tapeçarias, cerâmicas e até mobília da época em que foi uma das residências reais.


- Castelo de Evoramonte:

Localizado em um dos pontos mais elevados da Serra D’Ossa, este castelo é um monumento ímpar da arquitetura militar portuguesa. Tem três pisos nobres no pavilhão central, com salas monumentais, abóbadas góticas impressionantes e elementos da Renascença Italiana. A vista de seu terraço é imperdível.


- Sé de Évora:

Esta igreja merece uma visita simplesmente por ser a maior catedral medieval de Portugal. Sua silhueta imponente se destaca na paisagem urbana da cidade. Sua estrutura foi edificada integralmente com granito no século 13, marcada pela transição do estilo romântico para o gótico. Os elementos barrocos e renascentistas foram adicionados mais recentemente. A fachada possui duas torres: a torre sul tem os sinos, e na torre norte funciona o excelente Museu de Arte Sacra. É possível visitar o belíssimo claustro gótico e também subir no terraço, de onde se enxerga toda a cidade.


-Torre das Três Coroas:

Esta espetacular torre de mármore branco faz parte do Castelo de Estremoz. Ela é conhecida como Torre das Três Coroas pois três monarcas portugueses estiveram no poder durante suas obras. Construída no século 13 para a Rainha Santa Isabel, foi morada de reis e rainhas por séculos, e hoje é uma luxuosa pousada. Tem uma vista esplêndida de Estremoz e dos campos ao redor.


- Forte da Graça:

Conta-se que foram necessários quase 30 anos, seis mil homens, quatro mil animais e 120 mil moedas de ouro para construir o Forte da Graça, que fica a pouco mais de um quilômetro da cidade fortificada de Elvas. Esplêndido e grandioso, é uma verdadeira obra-prima da arquitetura militar do século 18, considerado por muitos historiadores como uma das mais poderosas fortalezas abaluartadas do mundo. Situado no Monte da Graça, este forte foi marcado por diversas batalhas épicas ao longo da história, e é possível conhecer seu interior e fazer visitas guiadas.


- Sobre o Alentejo:

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. 

Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


Fonte: Gabriella Mosena

Nenhum comentário:

Postar um comentário