Vale do Loire reúne castelos e vilarejos renascentistas no norte da França


A combinação do maior rio da França com vilarejos, castelos, igrejas românicas e paisagens verdes faz do Vale do Loire uma viagem de sonho. O conjunto que se estende por 280 quilômetros entre Sully-sur-Loire e Chalonnes é Patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco. Não apenas pela herança cultural e arquitetônica, mas por seu valor histórico. O destino exibe a esplendor de uma França renascentista.

A partir da metade do século 15, Leonardo Da Vinci e outros tantos artistas foram levados da Itália para o Vale do Loire por reis franceses. O italiano passou os últimos anos de vida no Château de Clos Lucé — em 2019, eventos no Loire e em Paris relembram os 500 anos da morte de Da Vinci. Clos Lucé é um solar próximo ao Château d’Amboise, imponente castelo real datado de 1495, onde vivia o rei Francisco I, responsável pelo convite ao gênio para morar na região.

No Château de Villandry — último dos castelos da região a ser erguido durante o Renascimento francês, em 1536 —, os jardins são um aspecto marcante diante da construção, por sua estética e simetria. Entre os castelos do Vale do Loire, destaca-se ainda o Château de Chambord, o maior da região, com 60 quartos abertos ao público e acervo de 4.500 objetos de arte. A escadaria da “revolução dupla”, engenhosa criação de Da Vinci em espiral, permite que duas pessoas subam por lados diferentes, sem se cruzar.

Pelas terras que o Rio Loire atravessa há em torno de 20 castelos para se visitar. Um dos roteiros da Françatur percorre o Loire de barco e, em uma de suas paradas, a embarcação passa sob os arcos da ponte do Château de Chenonceau, antes de atracar em Chisseaux. Datado de 1513, este castelo foi a residência favorita da rainha Catarina de Médici, mas diferentes figuras femininas marcaram a sua história, o que o levou a ser chamado também de “Castelo das Damas”. Lá, o programa da Françatur que combina Loire com Mont Saint-Michel e Normandia ainda inclui uma degustação de vinho na Cave des Dômes.

A Champanhe também está entre as bebidas apreciadas em outro pacote da operadora, que inclui visitas à Paris e Champagne, além dos castelos de Chenonceau, Amboise e Chambord. Estes dois últimos, inclusive, estão incluídos em um roteiro por santuários e capitais europeias.


Fonte: 
Françatur - no mercado de turismo desde 1996