quinta-feira, 6 de junho de 2019

Semana do Meio Ambiente: conheça três iniciativas que inspiram sustentabilidade



Alinhada com o compromisso de transformar a vida para melhor, a estratégia de sustentabilidade “For the Better” – ou “Para Melhor” – está entre os principais pilares de negócios da Electrolux que tem como objetivo promover o engajamento da empresa com a sociedade e com o planeta. 


Oferecer produtos que respeitem o meio ambiente também contribui para economia de materiais, energia e água nos centros de produção da companhia, além de aumentar a demanda por eletrodomésticos.

Para celebrar a semana do meio ambiente e apoiar na conscientização do setor e das pessoas a favor do planeta, a Electrolux destaca três de suas principais iniciativas para inspirar sustentabilidade. Os projetos Zero Aterro, Gastronomia Sustentável e Horta Solidária reforçam a convicção da empresa de que o sucesso dos negócios e iniciativas sustentáveis ambientais andam de mãos dadas.


- Zero Aterro:


Até 2020, a Companhia tem como prioridade reduzir 50% de pegada de carbono em seus processos industriais, além de atingir o limite máximo de 1% de resíduos orgânicos depositados em aterros, considerando suas 28 plantas de produção na Europa e no Brasil. Em linha com esse propósito, a unidade de São Carlos tem investido na missão de reduzir a disposição de resíduos orgânicos – a partir da implementação de iniciativas locais, a planta atingiu 99,9% menos rejeitos descartados em aterros licenciados e foi a primeira do Grupo Electrolux a atingir a meta de Zero Aterro. Essa conquista só foi possível com a aquisição de uma nova tecnologia, pioneira para o município de São Carlos, que reduziu o processo de compostagem de 40 dias para 45 minutos. As seis toneladas de adubo orgânico produzidas mensalmente pelo novo equipamento são utilizadas como insumos na Horta Solidária e na jardinagem das instalações da planta na cidade.


- Horta Solidária:

Com capacidade para produzir mais de 800 hortaliças todos os meses, a Horta Solidária, recém-inaugurada pela Electrolux em meados de junho de 2018, é responsável por apoiar no abastecimento de ONGs e instituições sociais do município de São Carlos. Entre as casas que recebem as doações de hortaliças da iniciativa estão o Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, APAE São Carlos, Creche Aracy Pereira Lopes, Nave Sal da Terra, Centro Promocional de Menores Padre Teixeira, Paróquia São Nicolau de Flüe, Casa da Infância Estrela da Manhã e a CEMEI Maria Alice Vaz de 
Macedo.


- Gastronomia Sustentável:

Por meio da organização de cursos para moradores de comunidades locais das cidades de São Carlos e Curitiba, o projeto social da Electrolux Gastronomia Sustentável tem como objetivo contribuir para a transformação social dos participantes, a partir do fornecimento de ferramentas para o ingresso no mercado de trabalho e empoderamento por meio das habilidades gastronômicas. 

O projeto faz parte do “For the Better”, um dos compromissos globais da empresa para ajudar a enfrentar os principais desafios mundiais, como fome, má nutrição, desperdício de alimentos e consumo responsável.

Os cursos abordam temas relacionados à higiene no preparo do ambiente, conhecimento sobre comida saudável, aproveitamento e reutilização completa dos alimentos, além de técnicas de empreendedorismo. Entre as opções disponíveis para a população, também estão aulas de padaria, confeitaria e cozinha fria.

Em 2018 e 2019, já foram 95 alunos de comunidades locais formados, considerando as duas cidades onde o projeto está presente. A expectativa é que até o final deste ano, mais de 100 novos alunos recebam os certificados de profissionais de cozinha.



Fonte: Rafael Guglielmi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário