segunda-feira, 3 de junho de 2019

Restaurante no centro de Portugal tem culinária sustentável


Em uma viagem, uma refeição não é apenas uma refeição. É uma oportunidade para conhecer mais da cultura do destino visitado enquanto se tem uma experiência gastronômica. Por isso, já não basta deixar para escolher o restaurante na hora da fome. Há recantos inesquecíveis que não estarão na esquina do hotel em que o turista está hospedado, nem no centro da cidade visitada.


Um bom exemplo disso é o Mesa de Lemos, um restaurante português que oferece uma verdadeira viagem gastronômica. Localizado a 20 minutos da cidade de Viseu, capital da região do Centro de Portugal, fica em meio a colinas verdes, em uma propriedade rural que produz vinhos, azeites e mel, a Quinta de Lemos.


Completando cinco anos neste mês de maio, o estabelecimento, comandado pelo ambicioso chef Diogo Rocha, aposta em uma gastronomia sustentável, com produtos regionais trabalhados com imaginação e técnicas consoantes com a cozinha contemporânea. Uma das preocupações do chef português é a seleção de ingredientes. São utilizados apenas os melhores, de forma a oferecer os sabores mais puros. Sua genialidade é aliada a um respeito profundo pela natureza e pelas estações do ano. 


O resultado são pratos deliciosos e ousados, com belas apresentações e nomes que remetem ao seu local de origem, como o bacalhau “De Islândia”, a couve-flor “De Nossa Horta” e o porco “Do Montado Alentejano”.

O ambiente é sofisticado e moderno, mas acolhedor, com vista para os vinhedos da Quinta de Lemos e os campos ao redor. Os vinhos ali produzidos harmonizam perfeitamente com o menu, ajudando a marcar as refeições na memória dos visitantes. Muito exclusivo, o restaurante funciona para o jantar de quarta-feira a sábado e para almoço apenas às sextas-feiras e domingos. Por isso, o ideal é fazer uma reserva.


- Sobre o centro de Portugal:

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. 

O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto.



Fonte: Jessica Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário