O espaço com maior nível de poluição no ar: dentro ou fora da sua casa?


Não é de hoje que alguns especialistas e pesquisadores começaram a se preocupar com a qualidade do ar de interiores. Também não é difícil imaginar o porquê dessa preocupação. Seja por senso estético, necessidade de climatização ou controle de ruídos, temos passado a maior parte da nossa vida em ambientes confinados e selados.

A partir daí já fica fácil imaginar qual é o maior vilão da poluição interna: a baixa taxa de troca de ar. Combine isso com um regime de exposição prolongado e temos a causa de 2,7% dos casos de doença no mundo, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

- Vilões invisíveis dentro da sua casa:

Cozinhar, limpar e diversas atividades domésticas estão diretamente correlacionadas com o aumento de poluentes no ar em ambientes confinados. Ao acender a chama do fogão você está liberando Monóxido de Carbono e Dióxido de Nitrogênio. Ao encerar o assoalho da sua sala você está liberando diversos compostos orgânicos voláteis, tais como formaldeído e tolueno. Ao ligar o aspirador de pó, você está liberando material particulado através da suspensão da poeira do solo.

Por fim, até mesmo ao manter bichinhos e plantinhas de estimação na sua casa, diferentes agentes biológicos como fungos e bactérias são liberados. O que isso tudo quer dizer é que tarefas simples do seu dia a dia, como fazer uma torrada, ferver água ou esfregar o banheiro podem deixar o ar da sua casa tão poluído quanto o de uma grande cidade.

- E agora?

A solução para poluição interna é simples: manter os ambientes sempre muito bem ventilados enquanto cozinha e limpa, para que o ar consiga estar em constante circulação e os poluentes gasosos e particulados possam deixar a sua casa. Filtros de depurador e ar-condicionado devem ser trocados regularmente. O uso de lareira, forno a lenha, incensos e cigarros deve ser evitado. Essas boas práticas são fundamentais para reduzir os impactos negativos à saúde.

Agora vem a parte difícil. Os produtos químicos que se originam dentro de uma casa não ficam só lá. Os compostos orgânicos voláteis de shampoos, desodorantes e soluções de limpeza também escapam para o exterior e contribuem para a formação de ozônio e acúmulo de partículas finas na atmosfera.

Não existe ainda uma solução bem definida para esse último problema. Cientistas e indústrias têm buscado desenvolver produtos com menor impacto ambiental, livres de aerossóis e solventes voláteis.

Por enquanto, a melhor postura continua sendo manter os ambientes bem ventilados, ficar atento e aberto a novos produtos, além de buscar conhecer mais sobre os que já consome.


Fonte: Gustavo Campestrini- Acadêmico de Engenharia Química e colaborador do Freitag Laboratórios