Gestão da qualidade aumenta lucro das empresas e a satisfação dos clientes


Cada vez mais é possível ver as empresas adotando sistemas de gestão de qualidade que busquem entregar produtos e serviços com alto índice de satisfação aos clientes. Mas, muito além disso, vislumbram o controle sobre o próprio negócio para tornar a empresa mais competitiva no mercado.

Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que as empresas que investem em gestão da qualidade conseguem aumentar o lucro em até 25% após implantação dos sistemas de checagem e mudanças de procedimentos.

Para Renata Chatalov, coordenadora do curso de Gestão da Qualidade da EAD Unicesumar, os setores que mais investem em gestão da qualidade atualmente são os de alimentos, equipamentos médicos laboratoriais, vestuário e indústria farmacêutica, que precisam seguir regulamentações e normas específicas de qualidade para se manterem em funcionamento.

“Quando a empresa implanta um sistema, o principal objetivo é que o processo seja ágil, que o custo seja o menor possível, que as pessoas saibam exatamente o que precisam fazer e que elas também deem sugestões para melhorar a cadeia. Assim, o consumidor final será bem atendido e receberá um produto ou serviço de qualidade, que é o objetivo principal”, explica.

Com as redes sociais, que ampliam o acesso aos canais de comunicação das empresas, o movimento em busca da qualidade também aumenta. Para a professora de formação em Gestão da Qualidade, Delfina Maria Alves de Lima, depois que a insatisfação estiver publicada em redes como o Facebook, por exemplo, pode virar uma bola de neve.

“A gestão da empresa em relação ao cliente é fundamental. O dono precisa saber o que se passa e se o cliente está satisfeito ou não. E se ele tiver satisfeito é preciso pensar em melhorar cada vez mais. Isso é um ciclo que não pode parar, precisa ser constante”.

Pensando nesse mercado de trabalho, há três anos a Unicesumar oferece o curso de Gestão da Qualidade na modalidade à distância com a nota máxima, 5, obtida pelo Ministério da Educação (MEC). “A implementação da gestão de qualidade em uma empresa aumenta a produção, diminuiu os custos e torna o segmento da empresa como um diferencial, melhorando a qualidade do produto”, lembra Renata.

Para ajudar na implantação do processo de gestão da qualidade, a especialista Renata Chatalov listou cinco importantes passos. 


Confira-os:

- Busque profissionais capacitados que auxiliem na escolha da norma a ser aplicada. É possível enquadrar-se em mais de uma diretriz, mas, em uma primeira implementação e com a quantidade de informação a ser trabalhada, é interessante começar por aquela que represente melhor o que a construtora procura.

- Avalie todos os atuais processos, pois é provável que, de alguma maneira, a qualidade já esteja sendo trabalhada dentro da empresa, mesmo que informalmente.
Projete uma base para a implementação do sistema de gestão de qualidade. Após uma análise e definição dos objetivos, defina os responsáveis e os principais tópicos a serem abordados.

- Determine metas e indicadores, tanto para a obtenção da qualidade em si como objetivos que devem ser alcançados por meio dela. Os indicadores serão os responsáveis por informar se a meta está, realmente, sendo atingida e os ajustes que precisarão ser feitos ao longo do processo.

- Realize treinamentos e busque melhorias constantes, pois não se consegue qualidade do dia para a noite. É necessário investir em treinamentos e eles precisam ser refinados ao longo do tempo. Incluir auditorias internas e externas é a melhor forma de checar se tudo está de acordo com o planejado na elaboração do sistema de gestão de qualidade.


Fonte: Renata Chatalov - coordenadora do curso de Gestão da Qualidade da EAD Unicesumar