Safáris, trilhas em montanhas, compras, vinícolas e aventura estão entre as opções na África do Sul



A África do Sul reúne uma das maiores diversidades de fauna e flora. Safáris, praias paradisíacas, montanhas e cânions se encontram em paisagens de cartão postal. Vinícolas, compras e esportes de aventura também fazem parte do mix de atividades locais.

Desembarcar no país e não fazer um safári é impensável. O Parque Nacional Kruger é uma autêntica reserva de 20 mil km² onde os turistas têm a possibilidade de avistar em seu habitat natural os “Big 5”. Ainda na região de Mpumalanga, fica o Blyde River Canyon, terceiro maior cânion do mundo.

A capital Joanesburgo concentra aspectos culturais e históricos, com parada obrigatória no Museu do Apartheid. Para compras, vale a visita ao Sandton City, o maior shopping do continente africano. No Lion and Rhino Park, os turistas podem alimentar girafas e caminhar por uma caverna subterrânea. Na primavera, a paisagem é colorida pelos milhares de jacarandás em Parkwood e Pretória.

Já na efervescente Cidade de Cabo, subir de teleférico até a Table Mountain é uma ótima opção para se ter uma vista panorâmica da cidade. Os mais radicais e fãs de aventura, podem descer de rapel esta montanha, ou ainda fazer a trilha até o Signal Hill, de onde costumam saltar de parapente. 


No jardim botânico Kirstenbosch é possível caminhar entre as copas de árvores centenárias. Para relaxar, Camps Bay é uma boa dica. Considerada a praia mais badalada da Cidade do Cabo, possui uma ótima estrutura para o turista. Um local ideal para se admirar o pôr do sol. Não podemos esquecer do complexo V&A Waterfront, que reúne lojas, restaurantes e um aquário, e pode ser visitado caminhando ou por um cruzeiro pelo canal.

Partindo de Cape Town, os visitantes chegam ao Cabo da Boa Esperança, pela Peakman’s Peak Drive, estrada à beira-mar com vistas cênicas. No caminho fica a Boulders Beach, lar de pinguins e local estratégico para prática de snorkel. Já Gansbaai é ponto de parada para mergulho com tubarões brancos. 

A região abriga também o mais famoso circuito de produção de vinhos do país, que tem a uva Pinotage como referência. As cidades de Stellenbosh, Paarle e Franschhoeck são as mais populares com visitas guiadas, ofertas gastronômicas e a uma vista privilegiada das montanhas.


Fonte: Françatur - no mercado de turismo desde 1996.