quinta-feira, 30 de maio de 2019

Festivais de música prometem agitar o verão no Alentejo

                                                                    Mário Pires

O alto verão é um momento incrível para visitar o Alentejo, em Portugal. Isso se dá não apenas pelas altas temperaturas dos meses de julho e agosto ou seus dias ensolarados, perfeitos para curtir os rios e lagos da região, mas também pelos eventos que acontecem em seu território, como festivais de música e dança com atrações internacionais.

O primeiro deles é o Festival Músicas do Mundo, que desde 1999 leva artistas do mundo todo para se apresentarem na cidade de Sines e na aldeia vizinha de Porto Covo, abrangendo os mais variados estilos musicais. Esta edição do evento ocorre entre 18 e 27 de julho e já tem 51 shows confirmados.

                                                                      Mário Pires

Com o conceito de colocar o mundo no palco, tem a proposta de levar as pessoas para descobrirem novas canções e gêneros que nunca imaginaram que poderiam gostar. Este ano, o festival receberá artistas de 31 países, como Índia, Nigéria, Coreia do Sul, França, Bélgica e Colômbia. O Brasil será representado por Luedji Luna, Flavia Coelho, Chico César e Rincon Sapiência. Apenas os shows noturnos no Castelo de Sines têm entrada paga.

Os concertos realizados em Porto Covo, na Avenida Vasco da Gama, no Largo Poeta Bocage e os shows diurnos no Castelo de Sines são gratuitos. Os ingressos para as apresentações noturnas no castelo custam de 10 a 20 euros, dependendo da data. Também é possível comprar um passe para mais de um dia.

                                                                          Mário Pires

Já de 19 a 28 de julho acontece o Festival Internacional de Música de Marvão, um evento de música clássica que esbanja autenticidade, com apresentações de altíssima qualidade em Marvão, uma vila protegida por muralhas que fica a 800 metros de altitude, o que garante uma das mais belas vistas da região.

Os concertos ocorrem em construções históricas da vila, como seu imponente castelo, e as igrejas de São Sebastião, São Tiago e Nossa Senhora da Estrela. Há ingressos para cada apresentação, que custam a partir de 15 euros, ou passes para mais de um dia de evento. O passe para os 10 dias custa 395 euros.


Outra vila charmosa, Castelo de Vide recebe outro festival: o Andanças, focado em dança e música popular. Neste evento, é possível aprender dezenas de estilos de dança diferentes, desde as portuguesas até as africanas, americanas e europeias, alimentando a curiosidade e diversidade. Marcado para a semana de 4 a 10 de agosto, o festival tem ingressos por 30 euros por dia vendidos na hora, ou passes para os sete dias por 110 euros disponíveis
 online.

Encerrando a lista está o MEO Sudoeste, que dominará um dos spots mais bonitos do litoral alentejano entre os dias 6 e 10 de agosto: a Zambujeira do Mar, uma vila de pescadores situada em uma falésia que se debruça sobre o mar. O evento acontece na Herdade da Casa Branca desde 1997, e nesta edição recebe Post Malone, Russ, Steve Aoki, Timmy Trumpet, Rita Ora, Joss Stone, Years & Years, entre outros. O Brasil também terá representantes: a banda Melim, Vítor Kley e Anitta, que é uma das headliners.


Existe um camping no local para quem quiser viver a experiência completa do MEO Sudoeste. Os ingressos para cada dia custam a partir de 50 euros.

- Serviço:

FMM – Festival Músicas do Mundo
Data: 18 a 27 de julho
Local: Sines e Porto Covo

FIMM – Festival Internacional de Música de Marvão
Data: 19 a 28 de julho
Local: Marvão


Andanças ’19
Data: 4 a 10 de agosto
Local: Castelo de Vide


MEO Sudoeste
Data: 6 a 10 de agosto
Local: Zambujeira do Mar


- Sobre o Alentejo:

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. 

Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).



Fonte: Jessica Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário