Festa da Flor: celebrando a primavera na Ilha da Madeira




A primavera já chegou no Hemisfério Norte, e, na Ilha da Madeira, charmoso destino português em meio ao Atlântico, é motivo para celebração. Desde o dia 2 e até 26 de maio, a Festa da Flor homenageia de estação das flores, com uma programação intensa ao longo do período. Isso porque, graças às condições climáticas do arquipélago, ali nascem e crescem espécies de flores de diversas partes do mundo.



O primeiro final de semana recebeu os eventos mais famosos da festa: o Cortejo Infantil, em que crianças madeirenses desfilaram e colocaram flores em um mural chamado de “Muro da Esperança”, que terminou com uma largada de pombos, e o Grande Cortejo da Flor, um dos acontecimentos mais marcantes e aguardados da ocasião, em que centenas de pessoas e carros alegóricos decorados com flores atravessaram o centro de Funchal, a capital da Madeira, mostrando a exuberante e diversificada flora local ao som de incríveis apresentações musicais.


A festa tradicional também tem outras atrações, como o Mercado das Flores, onde é possível conhecer inúmeras espécies, a Exposição das Flores, com flores cultivadas com muito esmero, que posteriormente são avaliadas por um júri especializado, os tapetes de flores que colorem o centro de Funchal em uma belíssima forma de expressão artística, além de workshops e mostras e artesanato.


- Sobre a Ilha da Madeira:

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. 


O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. 


Fonte: Jessica Ferreira