Como cuidar da carreira após a maternidade


Após dar à luz, muitas mulheres ficam diante de um dilema: continuar se dedicando à carreira ou ser mãe em tempo integral? Afinal, além dos compromissos e desafios impostos pelo trabalho, as profissionais precisam se desdobrar para dar uma atenção especial à criança, principalmente nos primeiros anos de vida. Segundo as especialistas da Gi Group Brasil, filial da multinacional de recursos humanos, as mulheres podem ter uma vida profissional produtiva e ser uma mãe ideal, com organização e jogo de cintura.  

O segredo está em dominar a arte de gerenciar o tempo, mantendo o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, incluindo os cuidados com a própria saúde, fundamentais para quem enfrenta uma jornada dupla e até tripla, no caso de quem ainda estuda ou trabalha em mais de um lugar.

A partir das experiências verificadas no ambiente corporativo, inclusive de suas colaboradoras e mães, entre elas Vivian Ávila e Fernanda Lima, gerentes de desenvolvimento de contas; e Tatiana Taima, gerente de contabilidade, a Gi Group montou algumas dicas para manter a dedicação na carreira, sem perder o foco nos filhos:

1- Cuidados pessoais são importantes para manter a disposição necessária. Adote uma alimentação mais saudável, pratique atividade física regularmente e arrume um tempo para relaxar e se desligar dos problemas.

2- Divida o dia entre a vida profissional e pessoal, e exercite o hábito de focar no trabalho apenas durante o horário de expediente.

3- Organize as suas tarefas e processos para que a sua produtividade e eficiência não sejam abaladas em situações que precise se ausentar para levar o filho ao médico, para tomar vacina ou resolver imprevistos na escola ou em casa. Converse com seus superiores sobre a possibilidade de trabalhar em casa durante um tempo ou adotar um horário de trabalho mais flexível, para compensar as horas que ficou fora da empresa.

4- Ainda no trabalho, comunique-se de maneira clara e objetiva com o seu líder e colegas, para que todos estejam alinhados com os prazos e as atividades que devem ser entregues. Incentive a equipe a trabalhar de forma engajada e comprometida com a concretização das metas e implementação de melhorias continuas, para que tudo continue em andamento mesmo na hora que precise se ausentar para amamentar, ir a reunião de escola ou resolver problemas com os filhos.

5- Em casa, incentive o diálogo com os filhos e dê atenção total a eles. Se reúnam para jantar juntos e conversar sobre como foi o dia, veja a lição de casa e verifique se a criança está com dificuldade na escola, faça planos para fim de semana ou feriado e não hesite em corrigir caso o filho não esteja cumprindo as obrigações.


Fontes:


                  Vivian Ávila e Fernanda Lima  /  Tatiana Taima