A curiosa relação entre Sergio Moro, Donald Trump e David Bowie, pela Biologia

Lavajatus moroi



Há uma relação curiosa entre o ex-juiz e atual Ministro Sergio Moro, o presidente americano Donald Trump e o ex-jogador Ronaldinho, além de tantas outras personalidades conhecidas no Brasil e no mundo. Eles serviram de inspiração para nomes científicos de animais, plantas e até de fóssil – caso do cantor David Bowie, falecido em 2016, após a descoberta do mais antigo mamífero conhecido já encontrado em terras brasileiras, a partir de um único fóssil. 


De acordo com os pesquisadores, a espécie (Brasilestes stardusti) faz alusão a Ziggy Stardusti, um personagem criado pelo cantor para o lançamento de um trabalho, em 1972.

O sistema de classificação dos seres vivos foi criado pelo botânico sueco Carl Nilsson Linnaeus no século XVIII, para que cada espécie animal ou vegetal ficasse com uma designação única e não fosse confundida com outra. E a designação era dada de acordo com alguma carac­terística da espécie, como a região em que vivia ou alguma parte marcante do cor­po. 

“Mas, depois, em homenagem a cientistas e pesquisadores da área, elas passaram a ganhar nome de pes­soas. Até que celebridades como roqueiros, cantores, atores e mesmo personagens fictícios passaram também a ser homenageadas“, conta o Biólogo Giuseppe Puorto, membro do CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS).

A homenagem ao atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi feita para nomear um molusco (Lavajatus moroi) descoberto no Brasil em 2013, mas identificado somente como uma nova espécie recentemente. Segundo os pesquisadores, a transparência da concha do animal é que foi a característica marcante e que serviu de referência ao trabalho do ex-juiz à frente da Operação Lava-Jato. 


Já o nome de abelha (Eulaema quadragintanovem), descoberta em 2012, teve como referência o número da camisa do jogador Ronaldinho Gaúcho, usada por ele no Atlético Mineiro.


                                  Eulaema quadragintanovem

Já entre algumas personalidades internacionais, pela semelhança de uma roupa usada pela cantora Byoncé no clipe da música Bootylicious; uma mosca com um abdômen inferior dourado foi batizada de Scaptia beyonceae; em homenagem a cantora colombiana Shakira, uma vespa de cintura fina foi designada Aleiodes shakirae; e uma mariposa nativa do sul da Califórnia, de topete loiro, recebeu o nome científico de Neopalpa donaldtrumpi, em referência ao Trump. 

E na ficção, até o super-herói Batman, em que um peixe descrito em 2016, por à alusão ao símbolo do personagem por sua nadadeira caudal, serviu de inspiração para o nome Otocinclus batmani.


Fonte: Marco Berringer