Pela primeira vez no Brasil, médicos veterinários debatem formas de reduzir a dor em animais






Pioneiro no país, o evento é destinado a médicos veterinários que trabalham com pequenos animais (cães e gatos) e abordará de forma multidisciplinar a Algologia Veterinária (Clínica da Dor) no contexto da saúde animal. O COMDOR 2019 será estruturado em três eixos principais, com abordagem de uma temática por dia: Dor Aguda (18.04); Dor Crônica (19.04) e Reabilitação
Animal (20.04).

Em paralelo ao Congresso, serão realizados diferentes simpósios ao longo dos três dias: Simpósio de Dor Pós-Operatória e na UTI (primeiro dia) que abordará a dor crônica, seu reconhecimento e tratamento; Simpósio do Dia a Dia do Ambulatório de Dor (segundo dia), focando em temas de reabilitação e terapias complementares; e o Simpósio de Cuidados Paliativos que ocorrerá na
última data.

O Congresso apresentará diversas novidades com relação às temáticas específicas da área, como o uso dos gabapentinóides na analgesia perioperatória, bloqueios intervencionistas para o controle da dor e utilização da termografia infravermelha no diagnóstico da dor, entre outras.

A grade de palestrantes terá a presença de profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, como Camila Bongiovani; César Vinicius; Denise Tabachi; Maira Formenton; Marco Aurélio Pereira; Patrícia Flor; Ricardo Vilani; Rodrigo Mencalha; Teresinha Martins e Vinicius Perez dos Santos.

"A atuação em dor tem recebido atenção por parte dos profissionais da Medicina Veterinária devido ao crescente número de casos de animais com doenças crônicas degenerativas", explica o médico veterinário Rodrigo Mencalha, coordenador científico do COMDOR 2019 e Especializado em Dor e Cuidados Paliativos pelo Instituto Albert Einstein (SP). 

"O grande destaque do evento é a diversidade dos temas dentro da área de atuação em dor aguda, crônica, cuidados paliativos e reabilitação com a participação de profissionais que atuam diretamente na área", pontua.

Tratados como verdadeiros membros da família, os pets têm lugar cativo nos lares brasileiros. Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que em 2013 o número de animais de estimação no país correspondia a mais de 132 milhões. Segundo o estudo, os cães são os pets mais populares no país, representando 53 milhões desse total, e os gatos correspondem a 22 milhões da fatia. 

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor faturou cerca de R$ 19 bilhões em 2016 e vem mantendo uma média de crescimento superior a 5% ao ano. Parte desse montante é investido diretamente na saúde dos pets.

- Serviço :

- Evento: Congresso Medvep de Dor em Veterinária (COMDOR 2019)

- Data: 18/04 a 20/04 de 2019 (quinta-feira a sábado)

- Local: Expo Dom Pedro, em Campinas (Avenida Guilherme Campos, 500 - Bloco II - Jardim Santa Genebra, Campinas - SP)

- Organização: MEDVEP


Fonte: Daniela W. Licht