Os tesouros arqueológicos do Peru


Com maravilhas arquitetônicas construídas há milhares de anos e tesouros escondidos em sítios arqueológicos, o Peru é um país imperdível para quem aprecia história e gosta de ter contato com culturas diferentes. Dos caminhos sagrados que levam a Machu Picchu às visitas a povos locais em ilhas artificiais.

Considerada a melhor caminhada da América do Sul, a trilha Inca, que leva ao povoado símbolo do Império e Patrimônio Mundial da UNESCO, é contemplada no roteiro “Caminho Sagrado a Machu Picchu”.

O itinerário começa em Piscacucho, seguindo em direção a um mirante natural onde é possível apreciar o sítio arqueológico Llaqtapata. Antes de chegar ao destino final, atravessa-se grandiosas ruínas nas cidades de Huayllabamba e de Sayacmarca e observa-se a flora e a fauna em Llulluchapampa, as paisagens cênicas da montanha Warmiwañusca, o sítio arqueológico mais bem preservado – Phuyupatamarca -, os terraços agrícolas de Wiñaywayna, o Portal do Sol,conhecido como Intipunku, e a montanha de Huayna Picchu, onde se encontra o Templo da Lua.
             
                   

Outra maravilha, o lago Titicaca, na fronteira entre o Peru e a Bolívia, também pode ser explorado de ponta a ponta, sendo ótima oportunidade para conhecer uma nova cultura e aprender sobre os costumes locais. Nele, ilhas artificiais construídas de totora abrigam os Uros, povos nativos que preservam tradições ancestrais até hoje, recebendo quem os visita em coloridas vestes típicas.

Também é possível combinar viagens por Lima e Cusco. No primeiro destino, pode-se adicionar experiências gastronômicas com paradas em famosos restaurantes, como o Cala, localizado às margens do Oceano Pacífico, que conta com um cardápio de fusão entre as culinárias mediterrânea e peruana. Já no segundo, reserve um dia para conhecer as fontes sagradas de Tambomachay e o Templo de Koricancha, que já teve os seus muros cobertos de lâminas de ouro e prata.



Fonte: Françatur