Conheça os sete benefícios do chá branco


O chá branco é uma bebida ainda pouco conhecida, ele vem da planta Camellia Sinensis, a mesma que origina os chás preto e verde. Assim como estes dois, a bebida também oferece uma grande variedade de benefícios à saúde, uma vez que contém antioxidantes e compostos que podem ajudar a desinchar, desintoxicar e acelerar o metabolismo — o que facilita a queima de gordura — além de ser excelente para melhorar o humor. É definida como uma bebida delicada, uma vez que não tem sabor amargo.

O chá branco é uma opção muito interessante à rotina diária, trazendo benefícios à saúde, já que apresenta até três vezes mais antioxidantes do que outras variedades. Também é uma ótima saída para quem quer fugir do alto teor de cafeína presente em outros chás.  

- Confira:

1 - Previne o câncer: a oxidação do DNA das células aumenta as chances de câncer. Por isso, a ação antioxidante das catequinas presentes no chá branco ajuda a prevenir esta doença. Uma pesquisa do Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina da Califórnia (EUA) constatou que a bebida impede alterações genéticas, as quais podem originar o câncer. Outros estudos já relacionam o consumo da bebida, ainda, com a diminuição do risco de câncer gástrico, hepático e pulmonar.

2 - Ação anti-inflamatória: as catequinas presentes no chá branco são capazes de reduzir os processos inflamatórios. Por isso, a bebida pode ser boa para quem tem artrite inflamatória, diminuindo a velocidade de desarranjo da cartilagem articular e o risco de tumores e câncer de cólon.

3 – Previne doenças degenerativas cerebrais: a oxidação excessiva dos neurônios reduz o risco de doenças cerebrais degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson. Com a forte ação antioxidante das catequinas, o chá branco é capaz de prevenir estes problemas.

4 – Controla o colesterol: a ação antioxidante das catequinas do chá ajuda a diminuir a oxidação do colesterol. Assim, a bebida contribui com a redução do colesterol ruim, chamado de LDL. Consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares também irá cair.

5 – Melhora o humor: o chá branco proporciona sensação de bem-estar. Isto ocorre porque ele possui um aminoácido chamado L-teanina que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados ao relaxamento.

6 – Protege a visão: a oxidação excessiva da retina, camada de tecido mais interna no fundo do olho que transforma a luz e as imagens em sinais nervosos que são enviados ao cérebro, causa a doença macular degenerativa que compromete a visão. A ação antioxidante das catequinas diminui a oxidação da retina e, assim, previne a doença.

7 – Ajuda a emagrecer: a principal substância responsável pela perda de peso no chá branco é a cafeína. Isto porque ela possui efeito termogênico, elevando o gasto de energia do corpo com o aumento do calor. Contudo, o chá branco não possui quantidades tão elevadas de cafeína quanto o chá verde e o chá preto. Por isso, esta bebida não possui forte capacidade emagrecedora.



Fonte: Casa Madeira  - empresa está localizada no Vale dos Vinhedos.