Baía de Setúbal atrai visitantes ao Alentejo o ano todo


A apenas 50 quilômetros de Lisboa, em Portugal, está uma baía de águas serenas, com uma natureza exuberante e paisagens de tirar o fôlego. A Baía de Setúbal, que está entre as mais belas do mundo, é onde o rio Sado e as águas do Oceano Atlântico se encontram, resultando em um destino turístico imperdível.


O lado sul da baía faz parte da região do Alentejo, abrangendo localidades inesquecíveis, como a deslumbrante Península de Troia e Comporta. Repleto de praias, é um destino obviamente popular no verão, mas a região tem muito a oferecer em qualquer estação do ano.


Para começar, suas águas são povoadas por graciosos golfinhos, que podem ser observados em agradáveis passeios de barco. Além disso, o local é convidativo para esportes náuticos. Kitesurfe, windsurfe, canoagem, vela e mergulho são apenas algumas das opções, e há muitas empresas prontas para ensinar os turistas que nunca tentaram essas atividades. Em terra, a natureza chama a atenção, permitindo caminhadas, passeios a cavalo e observação de pássaros.


A região conta com hotelaria de excelência, com diversos estabelecimentos cinco estrelas, como o Troia Design Hotel e o Sublime Comporta, além de culinária de qualidade tanto em restaurantes de cozinha tradicional alentejana quanto opções contemporâneas de alta gastronomia.


Na península de Troia, talvez o local mais famoso da baía, existem incríveis ruínas romanas, uma encantadora marina, um cassino para curtir boas noitadas e um ótimo campo de golfe para os amantes do esporte. Mais ao sul está Comporta, uma vila charmosa com casinhas caiadas de branco, emolduradas por dunas e campos de arroz.


A praia da Comporta tem areia branquinha e água bem azul e tão transparente que nem parece o Atlântico. Já sua vizinha, a praia do Carvalhal, está em um vale profundo e é atravessada por um pequeno riacho que corre até o mar, e a praia do Pego é lar do restaurante Sal, eleito em 2016 o melhor bar de praia do mundo pela Condé Nast Traveller. 


A menos de meia hora dali está Melides, onde há boa praia e bons petiscos. Mais para o interior está Grândola, uma típica cidade alentejana, tranquila e cordial. Por fim, há Alcácer do Sal, com um rico patrimônio, como seu centro histórico, a Cripta Arqueológica do Castelo e o próprio castelo, com sua impressionante arquitetura de estilo islâmico.


- Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. 

Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. 


Fonte: Jessica Ferreira