Estudantes brasileiros ficam em 4º lugar em competição internacional de Robótica


No dia 5 de março, 12 alunos do Instituto Alpha Lumen, de São José dos Campos, embarcaram para Troy, nos Estados Unidos, com o apoio de empresas como a DMCard. Levaram na bagagem o robô Alphabot #1860 para uma aventura inesquecível: participar da FIRST Robotics Competition, um torneio de robótica que une estudantes de todo o mundo. 


Na madrugada do dia 13, o grupo retornou ao Brasil com a mala um pouco mais pesada, nela trouxeram o orgulho de chegar à 4ª colocação no ranking do evento, competindo com 36 times de escolas referência no tema dos Estados Unidos, Canadá e outras do Brasil.

“A FIRST Robotic Competition vai muito além da robótica. É uma competição que busca transformar a sociedade ao possibilitar que os jovens aprenderem conceitos essenciais de ciência, tecnologia e cidadania de modo empolgante e desafiador” conta Nuricel Aguilera, fundadora do Instituto Alpha Lumen. “Neste torneio, a preocupação em ajudar a comunidade em que se vive ocupa o primeiro lugar. É essa atitude colaborativa que desejamos incentivar e por isso estamos tão felizes com o nosso resultado”.


Carlos Tamaki, Diretor Financeiro da DMCard, empresa que foi uma das apoiadoras que garantiu a participação dos estudantes também comemora. “A DMCard tem como um de seus valores mais importantes o incentivo à cultura e à educação na região. É uma grande honra e orgulho para toda a empresa participar dessa fase de desenvolvimento e reconhecimento do talento desses jovens da ONG, incentivando que se dediquem cada vez mais aos estudos e a inovação, aprendam interagindo com diferentes culturas e multipliquem esse conhecimento”.

- Uma experiência além da robótica:

O time do Instituto Alpha Lumen desenvolveu o robô que participou dos jogos realizando tarefas no modo autônomo nos primeiros segundos, ou seja, trabalhando apenas com programação inserida.

Todas as partidas foram jogadas em alianças de três equipes cada uma, para incentivar o trabalho em conjunto. Apesar de se tratar de um torneio de robótica a FIRST Robotics Competition tem mais 25 modalidades de premiação, que contemplam desde questões técnicas até a empolgação da torcida. Mas o principal prêmio é o Chairmans Awards, que reconhece o impacto positivo do projeto na comunidade em que está inserido.


A FIRST Robotics Competition é um torneio internacional de robótica para alunos do Ensino Médio que este ano realizou sua 30ª edição. O evento busca unir a emoção do esporte à disciplina e à complexidade da ciência e da tecnologia.

Seguindo regras rígidas, recursos escassos e um limite de tempo apertado e intenso, equipes de estudantes são desafiadas a arrecadar fundos, projetar uma marca para o time, aperfeiçoar habilidades de trabalho em equipe e construir e programar robôs de tamanho industrial para jogar um difícil jogo de campo. O objetivo é trazer os estudantes para o mais próximo possível da engenharia do mundo real.


E foi com talento e dedicação que, passo a passo, o time de São José dos Campos e seu robô Alphabot #1860 foram vencendo diversas equipes de todo o mundo até chegarem à 4ª colocação no ranking do evento deste ano e ainda levar a premiação Quality Award da Motorola Solutions Foundation.

Além da participação na FIRST, o grupo realizou, em parceria com o Consulado do Brasil em Boston e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), oficinas de tecnologia para crianças da comunidade brasileira residente naquela cidade. Também visitaram o MIT que é uma das mais importante universidade de tecnologia do mundo. Uma experiência verdadeiramente inesquecível e com aprendizados que serão compartilhados no Brasil com outros colegas e a comunidade.


- Sobre o Instituto Alpha Lumen:

O Instituto Alpha Lumen (IAL) é uma entidade sem fins lucrativos que busca gerar impacto social por meio de processos educativos. Entre seus projetos está o Projeto Escola direcionado a estudantes advindos principalmente de escolas públicas e de baixa renda, mas que gostam de aprender e se destacam por seu potencial cognitivo, criatividade, motivação e valorização do conhecimento. 

Estudantes que desejem estabelecer novos rumos à sua vida e a de seu entorno como lideranças de perfil transformador e senso de comunidade por meio da educação.

A ideia do nome "Alpha Lumen" é porque em Astronomia "Alpha" é a estrela mais brilhante de uma constelação e "Lumen" é Luz em latim. Assim, "Alpha Lumen" é a "Luz mais brilhante". Essa é a ideia do IAL, alavancar luzes brilhantes que tenham discernimento, competência, criticidade e compromisso com um mundo mais justo.


Fonte: Antonio Montano