Saiba como proteger sua bagagem antes de despachá-la


Nada mais decepcionante e desesperador que estar na espera da esteira de bagagem e não ver sua mala chegando, ou vê-la chegar rasgada ou quebrada. A sensação é que você começou as tão aguardadas férias com o pé esquerdo.

 Dicas de como proteger as suas coisas:

- Leve objetos de valor na bagagem de mão:

Moeda estrangeira, joias ou eletrônicos devem estar na sua bagagem de mão – não importa se na bolsa, na mochila ou mala de bordo. Isso é uma recomendação das próprias companhias aéreas, e qualquer indenização que você possa receber por extravio de mala não cobrirá esses objetos.

- Deixe sua mala fácil de identificar:

Caso sua mala seja extraviada, pode ser muito difícil identificá-la se ela for comum: preta e de tamanho médio. Aposte em características que possam diferenciá-la, como uma tag de mala com seu nome e contatos, faixas ou adesivos. Malas mais chamativas, como as coloridas e estampadas, também são mais fáceis de encontrar na esteira.

- Use um cadeado ou lacre:

Para fechar o zíper, compre um cadeado ou lacre de malas. Existem modelos de lacre que protegem a bagagem do “golpe da cesárea”, que é quando abrem o zíper sem retirar o cadeado e sem deixar vestígios. Além disso, caso o passageiro vá passar pelos Estados Unidos, é recomendado adquirir o cadeado da TSA, responsável pela segurança dos voos no país. A agência tem autorização para abrir qualquer mala e podem abrir o cadeado deles e colocá-lo de volta, sem precisar quebrá-lo.

- Contrate um seguro viagem:

Dessa maneira, você protege sua saúde, seu bolso e seus bens. Os produtos da April Brasil Seguro Viagem contam com indenização caso a bagagem extraviada não seja localizada. Além disso, o plano MAX conta com a Compensação por Atraso de Bagagem, para reembolsar o viajante por despesas que ele pode ter caso a mala demore a chegar (itens de higiene pessoal, muda de roupas, etc). Por fim, é possível adquirir a cobertura de Danos à Mala, que indeniza o passageiro se sua mala for danificada.

- Registre sua mala:

Tire foto, liste o que colocar dentro dela e conheça suas características gerais, como marca e tamanho. Isso será importante para localizá-la se ela não chegar com você. Se, durante a viagem, você comprar itens de valor que não puder levar na bagagem de mão, guarde as notas fiscais.

- E se mesmo assim você tiver problemas?

Mesmo com todas as precauções, imprevistos acontecem. Se a sua mala não estiver na esteira de bagagem, não se desespere. O primeiro passo é ir ao balcão da companhia aérea e registrar a queixa, colocando o endereço do seu hotel e contato. Enquanto espera, guarde as notas de tudo o que gastar em decorrência de estar sem mala para poder pedir o reembolso depois. Só após acabar o prazo estabelecido para entrega da mala você pode solicitar uma indenização.

Caso você receba sua mala danificada, vá direto ao balcão da companhia aérea fazer uma reclamação. Não deixe o aeroporto sem fazer isso, pois eles só aceitarão arrumá-la se você se apresentar no momento do desembarque.


Fonte: April Brasil Seguro Viagem