200 empresas que mais lucram com soluções de baixo carbono no mundo


As organizações As You Sow e Corporate Knights apresentou no dia 19 de fevereiro a 6ª atualização do Carbon Clean 200, uma lista com as 200 companhias com ações na bolsa que se destacam com rendimentos obtidos a partir de produtos e serviços de baixo carbono em todo o mundo.

- Entre as principais conclusões desta edição do levantamento:

• O Carbon Clean 200 supera o desempenho do índice S&P Global 1200 Energy com um retorno de 1,29%, mas fica atrás no índice geral, principalmente por conta dos impactos da guerra comercial entre Estados Unidos e China;

• Se as ações de companhias chinesas no ranking forem excluídas, o retorno das companhias do Carbon Clean 200 desde 2016 salta para 20,4% no índice S&P Global 1200;

• O Top 10 das companhias do Carbon Clean 200, baseado no montante de lucro total que elas obtiveram a partir de produtos e serviços de baixo carbono entre julho e dezembro de 2018, é formado por: 

1. Alphabet Inc., 
2. Siemens AG, 
3. Toyota Motor Corporation, 
4. Cisco Systems, 
5. HP, 
6. Taiwan Semiconductor, 
7. Abb Ltd., 
8. Ericsson, 
9. Unilever,  
10. Banco do Brasil.

O resultado geral do Carbon Clean 200 foi afetado nesta edição pela desvalorização sofrida por companhias chinesas em 2018 em decorrência da guerra comercial protagonizada por Estados Unidos e China. O ano passado foi o pior em uma década para as ações chinesas: os índices das Bolsas de Xangai e Shenzhen caíram 24,6% e 33,25% em 2018, respectivamente. 

No entanto, quando as ações dessas companhias são excluídas, o desempenho das empresas do grupo é significativamente maior que o da economia como um todo, o que aponta a resiliência das empresas de baixo carbono e seu potencial de crescimento para o futuro.

"Normalmente, durante períodos de instabilidade no mercado financeiro, as chamadas ações defensivas, de baixo potencial de retorno, acabam superando o desempenho das ações de maior potencial de crescimento futuro", explica Toby Heaps, CEO da Corporate Knights e um dos autores do Carbon Clean 200. 

"Esse levantamento está repleto de empresas com ações de alto potencial de crescimento, mas ainda assim o desempenho financeiro delas é superior ao mercado como um todo quando excluímos as empresas chinesas. Isso sugere que os mercados estão recalibrando o valor das ações associadas a energia limpa, por exemplo, que oferecem uma proposta de valor superior e duradoura em uma economia de baixo carbono".

Para esta edição, a metodologia foi atualizada, utilizando a base de dados sobre desempenho corporativo limpo da Corporate Knights, para capturar áreas da economia limpa que se encontram além da eficiência energética, energia verde, emissões zero e veículos elétricos. Isso resultou na inclusão de novos setores e de novas empresas no levantamento, que se refletiu na composição geral do ranking com a estreia de 87 novas companhias em comparação ao último levantamento, apresentado em julho de 2018.

Os novos setores contemplados pelo Carbon Clean 200 são: bancos financiando soluções de baixo carbono, construtoras e companhias imobiliárias focadas em edificações de baixo carbono, empresas de economia florestal que ajudam a proteger floresta em pé e captura de carbono, mineradoras responsáveis, empresas alimentícias e de vestuário com pegada de carbono mais baixa, e companhias de tecnologia da informação e comunicação (TIC) que utilizam energia renovável.

A nova líder do Carbon Clean 200 é uma das novatas no levantamento: a Alphabet, empresa holding da Google, que vem investindo bilhões de dólares nos últimos anos para atingir sua meta de 100% de energia renovável alimentando suas operações.

"O tipo de energia que uma empresa de TIC é importante porque projeta-se que esse setor deverá corresponder a 20% do consumo global de eletricidade até 2025", explica Andrew Behar, CEO da As You Sow e um dos autores do levantamento. "A Google ter 100% de sua energia provida por fonte renovável é o equivalente a retirar um milhão de automóveis das ruas em todo o mundo permanentemente".

Oito companhias brasileiras estão nesta edição do Carbon Clean 200. Destaca-se o Banco do Brasil, que estreia nesse levantamento no Top 10 de empresas com maior lucro decorrente de produtos e serviços de baixo carbono. Isso se deve particularmente à operação do financiamento oferecido pelo governo federal no âmbito do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

As demais empresas brasileiras no Carbon Clean 200 são: Cemig (69ª colocação), com produção e distribuição de eletricidade renovável; Natura (74ª), com cosméticos orgânicos; Eletrobrás (79ª), com hidreletricidade; Engie Brasil Energia (86ª), com produção de eletricidade renovável; Biosev (160ª), com produção de etanol; Energias do Brasil (174ª), com produção de eletricidade renovável; Light (186ª), com produção e distribuição de eletricidade renovável; e WEG (198ª), com motores elétricos, geradores e transformadores.



Fonte: As You Sow - organização sem fins lucrativos que promove a responsabilidade socioambiental através de shareholder advocacy, construção de coalizões e estratégias legais inovadoras.