Férias: a importância do contato da criança com a natureza


Tempo de férias ! Mas, em tempos de celulares com um milhão de jogos e aplicativos interessantes, falta às crianças um contato saudável com brincadeiras em ambientes offine e que demandem atividades físicas. Em especial nas grandes cidades, as crianças acabam tendo pouco contato com essas experiências ao ar livre.

Está comprovada cientificamente a importância do contato com a natureza para o desenvolvimento e saúde dos pequenos. É comum os mais velhos contarem que “em suas épocas” é que ser criança era divertido, ou que foram crianças mais ativas.

Isso porque antigamente havia menos opções prontas de entretenimento, e isso nos coloca diante de um dos primeiros aspectos da importância do contato da criança com um ambiente externo. Estar rodeado pelo verde, em um quintal, um jardim ou um parque, estimula os sentidos e a criatividade da criança. A diversão que eles tinham no passado estava nessa criatividade, que era tão divertida.

Ao ar livre, a criança é obrigada a abandonar soluções de diversão prontas e se reinventar com poucos recursos. O Health Education Reserach de 2008, chegou a mostrar que nas escolas com áreas verdes, as crianças brincam de forma mais criativa e cooperativa, estimuladas por esses ambientes. Além disso, o instinto explorador que ajuda no aprendizado e naquela curiosidade saudável também ganha espaço em um ambiente natural e “selvagem”.

Aproveitar a época para levar crianças a parques, além de um bem individual, também auxilia na socialização, criando laços que hoje parecem tão frágeis e feitos apenas em mídias sociais. A atividade física também se intensifica, pois com amigos é possível buscar brincadeiras de grupo, correr, se exercitar, praticar um esporte.

A saúde da criança agradece a esses estímulos de desenvolvimento muscular, sinestesia e equilíbrio. Além disso, alergias e outras doenças são melhor controladas, pois se respira melhor e a circulação é ativada de forma saudável.

A psique também ganha com a atividade, já que o ambiente natural proporciona uma tranquilidade que ajuda no combate ao estresse infantil, que infelizmente vem se intensificam com a hiperestimulação. Outro aspecto importante da saúde é apontado no Journal of Attention Disorders de 2008, que explica que o contato com a natureza reduz significativamente os sintomas de TDA (Transtorno de Defcit de Atenção) e Hiperatividade.

Por fim, também é possível notar o crescimento e desenvolvimento de valores ligados ao meio ambiente. Uma criança que tem espaço para viver na natureza, consegue se importar com ela, se preocupar em cuidar dela, e compreender seus benefícios individuais e coletivos. Assim, aproveitar as férias para deixar a criança ser saudável e se desenvolver é algo que melhora a vida de todos, já que cria uma geração mais saudável mental e fisicamente.



Fonte: Welton Ramos