O que fazer hoje para ter uma carreira melhor em 2019?





Planejar a carreira e colocar em prática as promessas são itens importantes para o sucesso. 

O ano esta acabando e nada melhor que aproveitar esse clima pra planejar o ano de 2019. Além dos planejamentos sociais tais como parar de fumar, dar mais atenção para familia, comer melhor, fazer atividade física, a carreira precisa, também, de atenção. Para isso, organização e foco precisam entrar na lista de ações para o próximo ano.

Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, comenta que aqueles que desejam dar um “up” na carreira não devem perder mais nem um minuto. “Quanto mais tempo se demora para colocar em prática uma promessa, mais se atrasa as próximas – e assim, ao final do ano, teremos pessoas que não cumpriram suas metas por causa de um fator extremamente importante: a falta de organização”, explica.

Por isso, esse deve ser o primeiro aspecto a ser ressaltado: a organização. “Quando tudo é bem planejado e organizado, as pessoas definem um tempo para cada tarefa, estipulam prazos e sentem-se ‘obrigadas’ a cumpri-los”, explica. Como nem sempre essa organização é fácil, uma dica é contar com o apoio de um coach, profissional que auxilia a colocar no papel os objetivos e a torná-los concretos. “É o coachee (cliente) quem toma todas as decisões, o coach apenas ajuda a encontrar um melhor caminho em busca das soluções e objetivos, mantendo sempre o foco no que realmente é importante e organizando melhor a vida do cliente”, exalta Madalena.

A partir do momento em que há o planejamento e a organização, a pessoa pode partir para o lado mais prático: investir de forma concreta em sua carreira. Como? Estudando, apostando em cursos, reciclando conhecimento, conhecendo pessoas novas e aprimorando o networking, etc.

Outro ponto extremamente importante é ter os objetivos muito bem definidos – afinal, de que adianta se esforçar, investir dinheiro e tempo em algo que a pessoa não objetiva alcançar? “Para evitar esse desperdício, é preciso saber onde se deseja chegar em curto, médio e longo prazo, assim como reconhecer os recursos que serão necessários para alcançar aquilo que se deseja”, explica.

Corrigindo os erros dos anos passados, tendo um bom objetivo, que motive a pessoa a seguir em frente assim como um bom plano de ação para conquistá-lo, não há motivos para o sucesso não vir: basta manter o foco e a dedicação naquilo que realmente importa. 


“O maior erro das pessoas é desperdiçar o seu tempo com coisas pouco importantes. Portanto, decida o que é importante para você e invista seu esforço nisso – assim, com certeza o sucesso virá, seja por meio de elogios, recompensas, aumentos, promoções ou até mesmo realização própria, e não há nada melhor do que estar realizado e satisfeito com suas escolhas e alcances”, conclui Madalena.



Fonte: Madalena Feliciano