Hotéis oferecem atividades culturais para os hóspedes


O simples ato de viajar já é uma experiência enriquecedora em diversos aspectos – você entra em contato com novos costumes, pode conhecer mais sobre a história de um lugar ou período, experimenta a gastronomia local ou pode simplesmente aproveitar o tempo livre para mergulhar em grandes obras literárias ou clássicos do cinema. E se o hotel onde escolhemos nos hospedar ainda oferece programações e atividades com viés cultural, esse status alcança um novo patamar.

Para aqueles interessados em aproveitar as férias para expandir seus conhecimentos e passar o tempo da maneira mais proveitosa possível, separamos 5 hotéis - no Brasil e no exterior – que oferecem um pouco mais do que apenas quarto, cama e café da manhã.


- Fazenda Capoava, Itu – São Paulo   

Com quase três séculos de existência, esta charmosa fazenda, situada na bela região de Itu, interior de São Paulo, oferece aos seus visitantes e hóspedes uma verdadeira imersão cultural histórica, passando por importantes períodos, como o engenho do açúcar e o ciclo do café. Uma vez no local, é possível visitar o Museu – Espaço Memória, anexo à propriedade e construído de pau a pique, em estilo bandeirista, tal como toda a Fazenda Capoava. 


O atrativo abriga preciosas informações sobre os ciclos econômicos da cana de açúcar, do café e do gado para a região de Itu, assim como a cultura alimentar a partir do século XVIII e o papel das mulheres nessa dinâmica. O espaço é aberto tanto para hóspedes quanto para visitantes. Neste caso, a entrada é franca e necessita de agendamento prévio.

Bônus: No local é possível contemplar uma máquina de beneficiamento de café original, datada de 1930, movida a uma roda d’água cuja as engrenagens podem ser vistas por meio de uma janela de vidro no piso.

- Pestana CR7 Funchal, Ilha da Madeira – Portugal

Fora do Brasil, o Pestana CR7 Funchal, na Ilha da Madeira, do craque português Cristiano Ronaldo, é outro hotel que conta com a comodidade de um museu ao seu dispor e a pouquíssimos passos de distância do quarto. E neste caso, o tema é bem diferente do que normalmente se espera ver em museus “convencionais”. 


Por lá é possível encontrar todos os prêmios individuais originais conquistados pelo jogador, além de camisas, chuteiras, bolas e réplicas dos mais importantes troféus ganhos pelo gajo, que, naturalmente, é madeirense, assim como o grupo hoteleiro da qual é parceiro, o Pestana Hotel Group. 

- Full Jazz by Slaviero Hotéis, Curitiba – Paraná

Situado no Batel, um dos bairros mais charmosos e nobres da capital paranaense, o Full Jazz by Slaviero Hotéis, pode se auto denominar como a casa do jazz em Curitiba. 


O empreendimento, que leva o gênero musical muito além do nome, oferece decoração especial dentro e fora do quarto, com belas fotos de grandes nomes da música e uma incrível DVDteca com mais de 100 títulos de shows, que vão dos clássicos ao moderno Jazz fusion. 


A comodidade pode ser ouvida no conforto do quarto e não custa absolutamente nada. Além disso, quem se inspirar no som pode aproveitar as apresentações ao vivo que ocorrem todas quintas, sextas e sábados no bar do hotel. 

- Botanique Hotel & Spa, Triângulo das Serras – São Paulo:

No triângulo das Serras – região entre Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, o Botanique Hotel & Spa mima seus hóspedes e clientes com uma série de programas exclusivos. Entre os destaques, uma piscina de água mineral ou até mesmo uma sauna úmida que simula um chuva da mata atlântica. 


No capítulo cultural , o hotel agrada – e muito – aos cinéfilos de plantão com um cinema privativo com mais de 80 títulos disponíveis (seleção by Inácio Araujo, crítico de cinema) e serviço de comidinhas com pipoca. Para os apaixonados pela literatura, há ainda uma biblioteca com mais de 400 títulos, sob curadoria de Cassiano Elek Machado. 

- Enjoy Punta del Leste - Uruguai: 

Considerado o centro de entretenimento de Punta del Este, o emblemático resort Enjoy promove shows, festas, festivais gastronômicos, teatros e espetáculos durante todo o ano. O destaque fica para a temporada de verão, quando o resort recebe um espetáculo internacional diferente a cada ano, aberto para hospedes e passantes. Desta vez, a atração especial será o sucesso mundial, Fuerza Bruta. 


Com efeitos visuais únicos, um aparato cenográfico de grandes dimensões e artistas suspensos no ar, a obra de origem argentina revela uma experiência de imersão de 360º no teatro, totalmente interativa com o público. A apresentação estará em cartaz dos dias 18 de dezembro até 3 de fevereiro.



Fonte: Rodrigo Andrade