quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Espetáculos, tradições e boa gastronomia: os atrativos da República Dominicana para fechar o ano



Com a chegada de novembro, o clima festivo começa a agitar a República Dominicana. O destino número 1 do Caribe recebe programação especial com inúmeros shows, rituais antigos e tradições que são revividas a cada ano, além de oferecer a oportunidade de aproveitar pratos especiais para celebrar as festas do fim de ano. Novembro e dezembro são meses especiais para visitar a República Dominicana e viver o melhor que o destino tem a oferecer.

"Os últimos meses do ano são altamente recomendados para visitar o destino, pois o país passa por uma transformação fascinante. O espírito de festa e a cultura dominicana começam a tomar todos os cantos, antecipando as celebrações de encerramento do ano", afirma Magaly Toribio, Assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana (MITUR). “Em harmonia, o país se prepara para oferecer vários encontros cheios de ritmo, vida e sabor, garantindo uma bela experiência, não importa o lugar”.

A música ocupa um lugar de destaque nesta temporada, completando a agenda cultural de shows, concertos e apresentações especiais. Em diferentes partes do país, artistas nacionais e internacionais se apresentam para encantar os dominicanos e visitantes.



Novembro começou com o Festival de Jazz da República Dominicana, em Puerto Plata (1º de novembro), com a apresentação de Daddy Yankee e Bad Bunny no icônico palco de Altos de Chavón, em La Romana (3 de novembro). O ambiente vibrante da capital Santo Domingo é reforçado este mês com shows musicais dos mais variados estilos: o solista porto-riquenho Residente (10 de novembro na Marina de Sansouci) e a banda colombiana Bacilos (23 de novembro no Hard Rock Café de Santo Domingo).

Em dezembro, Punta Cana receberá os grandes artistas dominicanos, Juan Luis Guerra e Vicente García que, após receberem o Grammy Awards, se apresentarão pela primeira vez juntos no Hard Rock Hotel & Casino, em 1º de dezembro. Também está de volta o festival de música Electric Paradise em 22 de dezembro que inclui os artistas mais ouvidos e reconhecidos globalmente de todos os gêneros, incluindo Cardi B, Foster the People, J Balvin, Major Lazor, Riccie Oriach como talento local, entre outros. 



Santo Domingo, por sua vez, vai vibrar com o cantor premiado e compositor dominicano Romeo Santos, que termina a turnê mundial "Golden" no Estádio Olímpico em 15 de dezembro, e o cantor chileno Beto Cuevas, que se apresentará no La Fiesta Theatre, em 4 de dezembro.


Os hotéis e restaurantes da República Dominicana oferecem menus deliciosos, pacotes atrativos e festas divertidas e dançantes para celebrar o Natal e o Ano Novo. As atividades especialmente pensadas para as crianças, como a entrega de presentes do Papai Noel, são outra grande atração.

A gastronomia ocupa um papel importante nas festas, por ser o momento ideal para os visitantes provarem e descobrirem as mais emblemáticas delícias dominicanas, que unem influências hispânicas, africanas, tainãs e outras culturas. Alguns pratos recomendados são o bolo de folhas, uma massa de mandioca ou banana embrulhada em folhas de bananeira e recheadas com carne; os quipes - uma espécie de croquete frito de trigo misturado com diferentes ingredientes, como frango ou carne bovina -, a clássica carne de porco assada na pata, e o ponche - um clássico da região.

Desde dezembro, em todos os cantos do país, os rituais e tradições são vividos de maneira única e especial. Durante os nove dias que antecedem o Natal, as pessoas saem às ruas em pequenas procissões carregando as imagens da Virgem Maria e José, que visitam a casa de um vizinho ou parente todos os dias, em busca de de uma pousada para dar à luz ao menino Jesus.

Os aguinaldos são outro do costume bem estabelecido no povo dominicano. Os grupos de amigos se reúnem e vão de casa em casa cantando merengue e canções natalinas ao ritmo do tambor, da güira e do acordeão, onde são recebidos por vizinhos e amigos com bebidas e comidas deliciosas.


Por ser um país com forte influência espanhola, os rituais católicos também estão muito presentes. Em todas as igrejas é celebrada a Missa do Galo em 24 de dezembro e há troca de pratos natalinos. 


A cidade colonial de Santo Domingo é um passeio recomendado especialmente nessa época: ruas enfeitadas com luzes, charamicos (artesanato local), árvores de Natal nas praças, presépios e shows de Natal em diferentes igrejas e conventos. Um passeio deslumbrante. Com múltiplos atrativos, a República Dominicana é o destino perfeito do Caribe para terminar e começar o ano com a melhor energia.


Fonte: Carolina Rinaldi



Nenhum comentário:

Postar um comentário