Discórdia: uma aliada do progresso

l

A discórdia dentro das empresas deveria ser motivo de comemoração. Afinal, que bom quando as pessoas discordam, pois pensar de forma diferente faz com que se descubram soluções e ideias muito melhores.

Imagine todos pensando da mesma forma dentro das empresas. Que fantástico, maravilhoso e perigoso! Todos em perfeita união, sem discutir as ideias e, com isso, não se permitindo algo novo.

O ambiente corporativo necessita do contraditório para ter um parâmetro e poder crescer.

Porém, o grande desafio das corporações é conseguir uma maneira de evitar que as discórdias se transformem em conflitos. Mas, o que fazer para evitar que isso aconteça?

Em primeiro lugar, entendendo que devemos “atacar” as ideias e não as pessoas. Pode-se não concordar com o colega, mas com a consciência de que a ideia – e não ele – é o alvo da discussão. 


Alguém pode dizer que “somos o que pensamos”, “somos nossas ideias”, mas não quero entrar em questões filosóficas, e sim trabalhar os conflitos de forma prática e racional dentro das equipes, para que o ambiente não se transforme em ringue e os colegas em lutadores.

Outro fator importante é entender que não se está numa empresa para competir com os colegas, mas para que juntos consigam atingir o objetivo maior, que é a busca de melhores resultados. Tudo bem, almejar o reconhecimento é muito válido mas, quando isso gera uma rivalidade, torna-se um erro gravíssimo. 

Você não deve competir com os outros, mas consigo mesmo. Se for melhor do que foi no dia anterior, buscando novos conhecimentos e isso se tornar um hábito, certamente você se tornará um grande profissional, independentemente de seus colegas. Isso prova que cooperar com eles, auxiliando-os naquilo que necessitam, contribuirá para que se atinjam os objetivos comuns a todos e diminuirá os conflitos, tornando o ambiente dentro da equipe harmonioso, produtivo e inovador, sem prejudicar sua carreira.

Portanto, “viva a diferença e o contraditório” dentro de sua empresa, com respeito ao próximo e suas ideias. Dessa forma, certamente os conflitos diminuirão, colaborando para o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos.


Fonte: Marco Cassel é palestrante motivacional, especialista em superação, criação de valor e em tocar o coração das pessoas.