Centro de Portugal oferece muitas iguarias aos turistas


Conhecer o Centro de Portugal é a oportunidade de viajar por um mundo de sabores e degustar algumas das maiores iguarias do país. Região de cidades como Coimbra, Aveiro e Viseu, o Centro oferece pratos ricos, fortes e diversos.

No litoral, aparece a tradição portuguesa dos bons peixes frescos, principalmente com a Lampreia à Bordalesa, que consiste em um refogado de peixe muito bem temperado, servido com arroz e pão. 



Quando o assunto é mar, também são populares as caldeiradas, sopas de peixe, peixes grelhados e, é claro, o famoso bacalhau, que tem seu lugar de honra em Ílhavo, cidade que conta com um museu dedicado à estrela da culinária portuguesa.


No interior, a carne passa a ser protagonista. Um dos pratos mais famosos é o secular Leitão à Bairrada, de carne suculenta e perfeitamente temperada. Considerado uma das sete maravilhas da gastronomia de Portugal, é feito com leitões selecionados, assado no forno a lenha e servido com batatas cozidas e salada.


Não é só nos restaurantes que é possível provar as delícias do Centro de Portugal. Diversas lojas vendem o famoso queijo da Serra da Estrela, produzido artesanalmente com leite de ovelhas, com sabor intenso e textura amanteigada. Os melhores, sem dúvidas, são aqueles vendidos na própria Serra.



Já em Fundão, as rainhas são as cerejas, que têm um paladar doce e fresco, muito utilizado em receitas locais, como bombons, geleias e licores.

- Sobre o Centro de Portugal:

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. 

O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. 


Fonte: Jessica Ferreira