Um dos principais destinos de turismo religioso do mundo, Fátima é tema de documentário



Fátima se tornou um dos destinos mais importantes de Portugal depois de 1917, quando três crianças da cidade afirmaram ter avistado a Virgem Maria. A mensagem deixada aos pequenos pela santa é tema do documentário “Fátima, o Último Mistério”, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 9 de agosto. O longa explora as estranhas coincidências da história do mundo com os dizeres de Fátima de mais de cem anos, revelando opiniões de especialistas e fatos antes ignorados. 



A pequena cidade de 10 mil habitantes está a 130 quilômetros de Lisboa. Peregrinos se dirigem ao destino durante todo o ano realizando belíssimas procissões com velas e a imagem de Fátima. O ápice ocorre no dia 13 de maio, aniversário da aparição de Nossa Senhora, data de uma das mais espetaculares peregrinações do mundo católico.
                             

A cidade carrega com sua história uma energia especial de muita positividade e alegria. É possível descobrir cada detalhe dos acontecimentos de um século atrás, conhecendo os lugares onde eles se passaram. No Santuário dos Valinhos, partindo de Aljustrel – aldeia onde estão as casas em que viveram as crianças, conhecidas como os três pastorinhos – vale percorrer a Via Sacra e descobrir as suas 14 adoráveis capelinhas. Além disso, no Santuário de Fátima, a Capela das Aparições e a Igreja da Santíssima Trindade encantam os visitantes.



“Devido aos eventos históricos, Fátima é considerada um dos santuários católicos mais importantes do mundo”, afirma Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal. “É também um destino relevante para o turismo da nossa região, estando a menos de uma hora de cidades como Coimbra, Nazaré e Tomar”, completa.


- Sobre o Centro de Portugal:


A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. 


O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. 



Fonte: Jessica Ferreira