Profissão youtuber: o caminho do sucesso financeiro?





O Youtube continua no topo sendo a maior plataforma de divulgação de vídeos do mundo. Segundo os dados divulgados pela empresa no dia 21 de Junho, o site atingiu a impressionante marca de 1,9 bilhão de usuários mensalmente. 

Diante de toda essa popularidade, não só as crianças e adolescentes, mas também especialistas, educadores e profisionais das mais diversas áreas estão entrando de cabeça nesse mundo, desejando seguir a profissão mais desejada do momento que é a de youtuber.

Inspirados pelo sucesso meteórico de diversos youtubers da atualidade, que conquistaram seu espaço na mídia e vivem de gravar vídeos, muitos veem esta como uma fórmula do sucesso para ganhar dinheiro.

Mas, como em qualquer área, sabemos que é preciso muita dedicação e trabalho para atingir o sucesso. Falo isso por experiência própria: no Dinheiro à Vista, em pouco mais de um ano conquistei quase 90 mil inscritos. Nele, abordo os mais diversos temas relacionados à educação financeira, mas mesmo assim percebo que a construção de um número consistente de visualizações nos vídeos e inscritos no canal demanda tempo.

O retorno financeiro via pagamento feito pelo Youtube através de anúncios inseridos nos vídeos é muito pequeno frente aos investimentos que devem ser feitos para aumentar a divulgação e até mesmo manter uma frequencia regular de postagens. O rendimento por esse meio só se torna relevante quando esse youtuber tem milhões de inscritos e cada vídeo é visto também por um número gigantesco de pessoas.

Apesar disso, existem outras formas de obter retornos com um canal nessa rede social, que vai além do valor pago por anúncios. Um dos pontos fundamentais é o fortalecimento de imagem, pois além de agregar valor aos trabalhos prestados, pode servir também como uma grande fonte de captação de novos leads.

Sem contar que é preciso desenvolver uma estratégia de marketing voltada exclusivamente para o Youtube, pois só assim será possível fazer os vídeos terem um bom posicionamento nas ferramentas de busca e que incentivem as pessoas a clicarem e consequentemente assistirem os vídeos.

Tendo como exemplo o canal Dinheiro à Vista: em nenhum momento tinha a ideia de me tornar um youtuber, muito menos ganhar dinheiro com o canal, mas sim dar mais um passo para cumprir minha missão de disseminar a educação financeira. Entretanto, com a aceitação dos conteúdos e a apresentação do trabalho que realizo, auxiliando as pessoas, se abriu um forte canal de geração de negócios.

Ainda sim reforço o que falei no início: para o sucesso é preciso muito trabalho e certo investimento, pois para ter uma gravação de qualidade, são necessários equipamentos de som, iluminação e possivelmente um profissional para auxiliar nessa gravação e edição. Além disso, um roteiro preparado com antecedência para poder dominar o assunto na hora da gravação, já que o tempo nesse caso é dinheiro.

Ser youtuber pode ser uma ótima profissão que pode gerar lucro, reconhecimento e oportunidade de negócios, basta ver o sucesso de muitos deles hoje em dia e o mercado que eles movimentam, mas o caminho não passa pela sorte, como muitos pensam, mas sim por trabalho e planejamento, como tudo que permeia o mundo profissional.




Fonte:Reinaldo Domingos