quarta-feira, 4 de julho de 2018

Portugal oferece ondas para os surfistas durante o ano inteiro


Um dos motivos que fazem de Portugal o melhor destino do mundo é, certamente, a variedade de praias que o país oferece, de norte a sul, incluindo as ilhas. Além disso, os 300 dias de sol por ano fazem do país um dos principais destinos do mundo quando o assunto é surf, sendo inclusive o país mais pesquisado no meio digital em assuntos relacionados ao esporte.

Para apresentar o que de melhor o país tem para oferecer aos surfistas, além das novidades do setor, a marca Portuguese Waves, que o Turismo de Portugal usa para comunicar o surf, estará presente na etapa brasileira da World Surf League, que será realizada em Saquarema, no Rio de Janeiro, a partir do dia 11 de maio.

Mais uma vez a entidade marca presença no maior evento brasileiro de surf. Ícone da cultura portuguesa, o bondinho elétrico Prazeres 28 também estará nas areias fluminenses aberto para visitação do público, que poderá participar de uma série de atividades e conhecer um pouco mais sobre os picos portugueses.

- Portugal se consolida no surfe:

O Turismo de Portugal tem apostado no esporte como um dos ganchos de promoção, de tal modo que Portugal é hoje reconhecido internacionalmente como o melhor destino de surf da Europa. Ele representa um estilo de vida bem português, que alia a relação com o mar e com a natureza, num equilibrio com o ambiente e com o seu jeito cool de lifestyle.

O país carrega características amplamente favoráveis, como a boa localização, o clima apropriado durante todo o ano, custos acessíveis e ótimas infraestruturas. E cada vez mais não se tem idade para pegar ondas. “Não há como falar de surf e não falar de Portugal. Recebemos os principais campeonatos do mundo e isso certamente traz frutos para o turismo, seja para praticantes ou simples espectadores”, diz Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil.

Para alavancar a promoção desta modalidade, dentro e fora do país, o Turismo de Portugal criou a marca Portuguese Waves, que tem percorrido o areal das praias de diversos países, como Espanha, França e também o Brasil, promovendo as ondas e caraterísticas ímpares, que fazem de Portugal um novo spot do surf.

- Do Mundial em Peniche às ondas gigantes de Nazaré:

Em um raio de 100km, é possível surfar 200 tipos de ondas diferentes em Portugal, motivo pelo qual o país já é considerado uma das capitais mundiais do surfe.

Um dos mais conhecidos spots é Peniche, na região central, onde se realiza a etapa portuguesa do Mundial, mais precisamente na Praia de Supertubos, cujo nome já indica a grande presença de ondas tubulares de até quatro metros, além de ser reconhecida pela sua qualidade ambiental.

Aos que se aventuram nas grandes ondas, o pico é a cidade de Nazaré, conhecida mundialmente pelas big waves da Praia do Norte, onde está a maior onda do mundo. Foi lá que o brasileiro Rodrigo Koxa surfou, em 2017, uma onda de 24,38 metros, quebrando o recorde histórico de Garrett McNamara e entrando para o Livro dos Recordes.

A Ericeira, Santa Cruz e Figueira da Foz, são também referência para surfar no centro do pais. Para quem quer pegar ondas na região de Lisboa, por exemplo, há spots em Carcavelos, Costa de Caparica e Guincho. No Norte, há praias como Espinho e Matosinhos, na região do Porto.

Para quem busca surfar no sul do país, destaque para Sagres, Cordoeira e praia do Amado, no Algarve e a costa vicentina, no Alentejo, que também oferecem praias para todos os níveis de dificuldade. Por fim, as ilhas também têm suas ondas, com destaque para as praias das Contendas e de Santa Bárbara, nos Açores, e Lugar de Baixo, na Madeira.

Com ondas simples e complexas, tubos e big waves, Portugal oferece uma grande diversidade de praias para a prática do esporte em toda a sua costa. Cabe ao surfista escolher o melhor pico e pegar ondas onde quiser – além de ter a oportunidade de conhecer um país único, autêntico e genuíno, e de um povo que gosta de receber bem todos os que o visitam!

Fonte: David Seromenho


Nenhum comentário:

Postar um comentário