Hotéis de luxo na Europa oferecem experiências gastronômicas que revelam o melhor dos sabores do Continente





Que a Europa esbanja charme, requinte e glamour, não há quem duvide – e muito menos discorde. Em seus muitos anos de história, o Velho Continente se tornou referência no que diz respeito à pluralidade de culturas, cores e sabores. E quando o assunto é gastronomia, uma coisa é certa: todos os países oferecem experiências inesquecíveis à mesa. Quem nunca ouviu falar do chá das 5? O famoso costume britânico pode – e deve - ser vivenciado de sua forma mais original em uma passagem por Londres.

No aconchegante The Arch London, hotel boutique situado em uma área tranquila, a duas quadras do famoso Hyde Park e da região de Mayfair, a tradicional bebida inglesa é servida em louças finas, ao estilo da realeza, acompanhada de clássicos da gastronomia local, como petit fours de queijo Stilton, parfait de fígado de frango com chutney de figo e a english eton mess, sobremesa de morangos com creme e suspiro.



Também localizada no empreendimento, a charmosa brasserie Hunter 486, brinda os visitantes e os locais, que frequentam a casa e dão a ela um clima divertido e interessante, com um menu de preços acessíveis composto por deliciosos pratos que privilegiam ingredientes orgânicos e produtos locais. O The Arch London abriga ainda o The Bar, perfeito para apreciar uma bebida personalizada em meio a uma atmosfera vibrante, e o sofisticado Le Salon de Champagne. O espaço é uma opção interessante para uma taça de Champagne antes da refeição noturna ou para bons momentos ao lado da família ou amigos.


Já em Portugal, mais precisamente na vila de Cascais, uma região surpreendente e que traz em cada detalhe os costumes de seu povo, o requintado Farol Hotel – que apresenta um projeto arquitetônico imponente do século 19 – leva seus hóspedes a um tour espetacular de sabores. Em seus domínios está o The Mix, onde predominam os sabores mediterrâneos de pratos que têm por base ingredientes frescos e sazonais. 


Com uma vista de tirar o fôlego do Atlântico, é possível degustar o menu executivo de almoço, opções à la carte e ainda o cardápio Creative Cuisine, disponível duas sextas-feiras por mês, no qual o chef Ricardo Deus apresenta criativas iguarias feitas a partir de produtos adquiridos no mercado local. Estão no menu delícias como bacalhau confitado servido com textura de ervilha, abóbora salteada com hortelã, telha de broa e azeitona, e polvo grelhado com migas de broa e feijão careto, batata ao murro, purê de alho e jus (caldo) de chouriço.


Sempre focado em sua excelência à mesa, o empreendimento contratou neste ano Michael Rocha, chef confeiteiro renomado, que criou uma série de delícias para o hotel com base nas tradições culinárias de Portugal. Entre elas, o parfait de chocolate de São Tomé e o mousse de chá verde e citrinos com texturas de sésamo preto e wasabi.

Os fãs da cozinha japonesa podem equilibrar os sabores da Europa com os suculentos sushis e sashimis concebidos pelas mãos do Sushi Master brasileiro – e carioca - Nuande Pekel, no Sushi Design, também localizado no Farol Hotel. No cardápio se destacam opções saborosas e leves como o tartar de atum, ceviche japonês com polvo, que leva salmão, atum, peixe branco e polvo marinado com especiarias e laranja, e o temaki de enguia e pepino, entre outras. Para uma bebida antes do jantar, perfeita para aguçar o apetite, o sofisticado Bar Farol oferece drinques ao som de música relaxante.

Uma vez na Suíça não há como não sonhar acordado com sua cozinha, marcada por queijos maravilhosos e combinações deliciosas. No inverno, uma das estações de esqui mais badaladas dos Alpes Suíços e durante a primavera e o verão um destino único para a prática do golfe, a região de Crans-Montana, onde se encontra o Guarda Golf Hotel & Residences, conta com uma gastronomia digna de nota.



Fondues e raclettes colocam a alta qualidade do queijo suíço como a protagonista dos cardápios dos vários restaurantes do resort de esqui durante as estações mais frias - a influência francesa na região é inegável. Sem falar é claro dos chocolates, outra delícia onipresente no país. No Guarda Golf, a culinária que privilegia peixes e criações orientais também chama a atenção e pode ser muito bem aproveitada e degustada em seu restaurante principal, Mizuki by Kakinuma, filial de um dos mais renomados de Genebra e que leva os sabores do Japão para este pedacinho da Europa. Trata-se de um verdadeiro oásis da alta gastronomia japonesa, oferecendo aos habitantes e visitantes peixes fresquíssimos servidos em menus degustação e em um variado cardápio de iguarias preparadas pelo sr. Kakinuma e sua equipe.

Fonte: Daniel Ramirez