São Paulo sedia a exposição CasaCor 2018.


Começou no dia 22 de maio, em São Paulo, a exposição CasaCor 2018. O evento é o maior e mais completo do mercado de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Um dos destaques desse ano é o trabalho inédito de paisagismo realizado por Rodrigo Oliveira, paisagista renomado e engenheiro agrônomo, com mais de 20 de profissão. 


O projeto, realizado em parceria com a Regatec, uma das primeiras empresas brasileiras especializadas em irrigação sustentável, apresenta um conceito de jardim de inverno urbano, que faz um convite à convivência e lazer do lado de fora das residências - sempre mantendo a consciência e economia de recursos hídricos.

O jardim abraça os princípios de morar como experiência, indo além da residência e se estendendo para o lado de fora. O ambiente, pensado para as épocas mais frias do ano, busca levar o conforto para a área externa, tornando-a um local para receber amigos e relaxar. A mostra disso está no fogo de chão instalado em meio aos sofás ladeados por árvores. 

“Há um clima de aconchego e praticidade, que busca unir o tempo frio à urbanidade e o conforto, convidando moradores e amigos a compartilharem uma agradável experiência”, comenta Oliveira.

A obra de Oliveira conta com cerca de 200 m² de vegetação própria do clima frio. A irrigação é feita com água captada da chuva, poupando gastos e preservando esse recurso natural tão importante. Além do jardim, o projeto inclui uma casa com telhado verde, o que traz um melhor controle térmico interno e um ar diferenciado à construção. O espaço apresenta beleza e tranquilidade. Tudo isso, sem demandar tempo do morador para a manutenção. 

“O jardim deve trazer apenas bem estar, sem preocupações. É por isso que temos essa parceria com a Regatec, há mais de 20 anos”, explica Oliveira. 

“A empresa é uma referência em qualidade para o setor, garantindo durabilidade em seus projetos e permitindo que o morador desfrute uma beleza sustentável no quintal de casa”.

       

Com 28 anos de experiência na área de irrigação sustentável, a Regatec trabalha com produtos de alta qualidade, que atende perfeitamente o anseio de paisagistas importantes como Oliveira, que tem a liberdade de serem criativos com a certeza de terem um equipamento que vai manter suas obras vivas. 

“A parte mais vital do trabalho de um paisagista é a irrigação. Ainda que num mesmo jardim haja diferentes espécies, que necessitem de quantidades diferentes de água, a Regatec é capaz de garantir a entrega adequada, na medida certa para cada uma delas. Nós implementamos um sistema de irrigação com gotejamento por controle central, em todo o jardim, que garante a saúde das plantas durante as épocas de falta de chuva, algo comum no frio”, explica Danny Braz, fundador da Regatec.

O projeto dialoga com a proposta da CasaCor, que é permitir que paisagistas criem um laboratório do “morar do futuro” e proporcionem essa experiência aos profissionais, estudantes e amantes dessa arte que é a arquitetura. O projeto pode ser visto no setor do Jardim da Casa do Relógio, dentro da exposição.

- Serviço:


Evento : CasaCor São Paulo 2018 - Jardim da Casa do Relógio/ Rodrigo Oliveira

Data: de 22 de maio à 29 de julho (terça à sábado, das 12h às 21h; domingo, das 12h às 20h)

Endereço: Jockey Club de São Paulo - Avenida Lineu de Paula Machado, 875


Fonte:Welton Ramos