Projeto de manutenção de praias públicas é assinado através de acordo de cooperação


Foi assinado no dia 21 de Março, um acordo de cooperação com validade de cinco anos para a melhoria e manutenção de forma sustentável de oito praias públicas de Curaçao. O protocolo foi assinado pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico, Ministério da Saúde Pública, Meio Ambiente e Natureza, Ministério do Desenvolvimento Social, Trabalho e Bem-Estar, Ministério de Tráfego, Transportes e Planejamento do Territorial e CTB (Curaçao Tourist Board). 

O projeto envolve a formação de um comitê composto por representantes dos ministérios acima mencionados e do CTB, para trabalhar em conjunto na execução de várias tarefas relacionadas com a melhoria e manutenção de oito praias: Caracasbaai, Daaibooi, Sta. Cruz, Jeremi, Kenepa Chikí, Praia Fòrti, Playa Lagun e Kenepa Grandi. 

As praias citadas fazem parte das mais de 35 praias de Curaçao, que conta com algumas das mais belas do mundo como Kenepa Grandi que está na quarta posição da lista do USA Today, que classificou as 10 melhores praias do Caribe. Já a praia de Cas Abao está entre as 21 melhores praias do mundo segundo lista criada pela National Geographic, e esses são apenas 2 exemplos dentre quase 40 praias que integram a ilha de Curaçao.

Como parte das atividades de formulação do projeto, procurou-se, em primeiro lugar, avaliar a situação existente, o que levou a uma lista das áreas que necessitavam de melhorias. São elas: limpeza, controle social, redução da criminalidade, segurança dos visitantes locais e estrangeiros nas praias, melhores sanitários, chuveiros e estruturas de estacionamentos, adaptação da infraestrutura para idosos e outros com necessidades especiais, criação de empregos para a população local, e mais entretenimento nas praias. 

Uma parte muito importante na execução do projeto é o aspecto social; Treinamento será fornecido aos moradores para que trabalhem nessas praias. O projeto criará novos postos de trabalho e também oportunidades empresariais.


A execução deste projeto deverá levar a uma transformação total da experiência oferecida nestas praias, o que sem dúvida terá um impacto positivo no produto turístico da ilha como um todo.


Fonte: Leonardo Libman Nascimento