68% dos brasileiros consideram a falta de acesso à água potável um dos problemas mais graves do Brasil





A falta de acesso à água potável ainda é uma realidade para milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Temos dados inéditos sobre esse problema. Um levantamento realizado pelo Instituto Datafolha em parceria com o Instituto Máquina de Pesquisa mostra que a questão é uma das principais preocupações da população brasileira. 

No estudo, a falta de acesso à água aparece como o segundo problema estrutural mais grave enfrentado pelo país. Diante de seis problemas de infraestrutura apresentados pela pesquisa, 68% dos entrevistados indicaram a falta ou dificuldade de acesso à água como uma de suas três maiores preocupações, atrás apenas da ausência de rede de esgoto, que teve 78% das menções.

                                     

O tema é mais sensível para a população no interior nas regiões Norte e Nordeste. Nessas áreas, a falta ou dificuldade para obter água potável foi indicada como um dos principais entraves do país por 84% e 71% dos entrevistados, respectivamente.

No Sudeste, o número é mais baixo. Mesmo assim, 64% das pessoas consultadas na região consideram a dificuldade no acesso à água um grave problema estrutural para o país.




A percepção da população é coerente com o mapeamento do problema. De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 17,5% dos brasileiros não têm acesso à água tratada. Ou seja, 35 milhões de pessoas.


Fonte:Luiz de Queiroz