Sete aplicativos para ajudar quem viaja sozinho


 Viajar sozinho é uma experiência enriquecedora e válida para todos que desejam desbravar o mundo ou o próprio país, seja por uma semana, nas férias ou no ano sabático. É um estilo de viagem que tem conquistado cada vez mais adeptos, seja pela flexibilidade, liberdade ou economia que proporciona. Mas o voo solo sempre requer um planejamento especial. E junto com o plano está aquela lista de apps que não podem faltar no celular.

Pensando nisso, a BlaBlaCar, levantou alguns aplicativos indispensáveis para ajudar nesse momento. Veja a seguir:

- Hospedagem:

Airbnb – A plataforma de hospedagem baseada no modelo de economia compartilhada. Permite uma maior comodidade para viagens sem acompanhante, pois além de ficar em um quarto ou casa privado, pode conhecer o anfitrião antes da reserva, verificando as avaliações, fotos da residência e o perfil, evitando surpresas desagradáveis. Além disso, existe a possibilidade de receber dicas locais de um anfitrião nativo, o que vai tornar a sua experiência muito mais enriquecedora.

Be Local Exchange - Quando se viaja sozinho pode ser um pouco difícil entrar na cultura local. Uma boa alternativa para fazer isso e, ainda, economizar é o Be Local Exchange, que permite a troca de casa entre destinos. Lançada em setembro com objetivo de estimular o turismo compartilhado, o sistema possibilita a troca de casa por temporada entre pessoas que querem viajar, com segurança e sem custo. A empresa já tem mais de 300 imóveis registrados. A vantagem é que além da troca de casas, os hóspedes costumam encontrar dicas locais de restaurante e passeios, o que facilita o reconhecimento local.

- Transporte:

Moovit - É um aplicativo gratuito de transporte público. O serviço está presente em 67 países e em mais de 1.200 cidades. Para garantir que as informações estejam disponíveis ao maior número de turistas, o Moovit está disponível em 43 idiomas, incluindo português, inglês, espanhol e francês. O aplicativo permite que o viajante localize as melhores rotas de transporte público, incluindo horários de chegada. Boa solução para desbravar a cidade visitada sem se perder - e sem precisar pedir informação para estranhos.

BlaBlaCar - A BlaBlaCar é uma plataforma francesa de compartilhamento de viagens, disponível nas versões Android, iPhone e para computadores. Ideal para quem quer viajar de carro…. (terceira pessoa!) pode encontrar passageiros para ocupar os assentos livres do seu carro, ou condutores que vão para o mesmo destino que você, com o objetivo de dividir os gastos com gasolina e pedágio e a experiência da viagem. Para as mulheres que viajam sozinhas, uma dica: é possível usar o filtro “Só para elas”, tanto quando a viajante estiver procurando um assento livre ou quiser oferecer um lugar no próprio carro para outras passageiras. .

- Alimentação:

Swarm - Outro aplicativo ótimo para quem viaja sozinho, o Swarm, funciona junto com o Foursquare. Ao fazer o check-in, o viajante é informado sobre eventuais amigos que estão próximos ao local ou que já estiveram lá. No caso de restaurantes é especialmente útil, pois o Foursquare abre uma janela automaticamente com sugestões do que pedir para comer e beber, entre outras contribuições úteis como dicas sobre pratos fartos o suficiente para ser divididos.

Eatwith – Viajar sozinho é libertador, mas pode ser que na hora das refeições bata uma solidão, esse app pode ajuda nesses momento. O EatWith é um aplicativo de economia compartilhada permite que pessoas façam uma refeição na casa de um local. A ideia é simples: entra no site, escolhe a cidade, o tipo de cozinha, mais ou menos quanto quer gastar e o app retorna com várias opções dentro do seu interesse. Todas as alternativas são para refeições na casa de moradores locais. O site que vende o serviço garante que só trabalha com chefs profissionais ou gente com experiência na cozinha. Para quem viaja sozinho é uma ótima opção de economizar, estar seguro, conhecer um pouco mais a cultura e culinária local e ainda fazer amigos.
Internet


Wi-fi Finder - O nome já diz, é um app que encontra as redes mais próximas. Como a maioria dos viajantes só usa Wifi, acaba sendo muito útil. Quando se viaja desacompanhado é uma ótima opção para conseguir informações mais seguras na rede sem precisar pedir informação para pessoas estranhas. O app também indica as redes de acesso gratuito, diferenciando das que exigem senha autenticada, e recomenda as que tem melhor sinal.



Fonte: Marina Dias