São Paulo recebe primeira edição do Festival Latino-Americano de Permacultura




Já imaginou ser responsável pela própria produção de água e energia elétrica? Ou construir sua casa de forma que ela atue em conjunto e a favor da natureza? Ideias como essas pertencem ao que chamamos de Permacultura que se baseia no planejamento de sistemas em escala humana criados em total harmonia com a natureza. 

Desenvolvida na década de 70 pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren. Para lançar mais luz sobre o tema e incentivar a discussão no Brasil, entre os dias 23 e 27 de novembro, acontece em São Paulo o Reverbere, primeiro Festival Latino Americano de Permacultura - Documentários e Educação.

O festival apresenta uma série de workshops, filmes e rodas de conversa, com a participação de cerca de 20 educadores do Brasil e América Latina, mais de 20 palestrantes, 11 instituições apoiadoras e 2368 vagas nas atividades totalmente gratuitas durante os 5 dias de festival – que acontece, simultaneamente, na UMAPAZ e Escola de Astronomia no Parque Ibirapuera – Zona Central e Sul, no Planetário do Carmo – Zona Leste e na Sala Crisantempo – Zona Oeste. Ainda, esta primeira edição homenageia Bill Mollison, considerado o pai da Permacultura e falecido no último mês de setembro.

“Disseminar a Cultura de Sustentabilidade por meio da ampliação do conhecimento e práticas da Permacultura é de fundamental importância para potencializar a participação da sociedade nas soluções dos desafios das Mudanças Climáticas” diz Monica Pilz Borba, diretora da UMAPAZ, uma das idealizadoras do festival.

Além dos cursos e palestras, a produção cinematográfica e educativa voltada à Permacultura também tem espaço de destaque na programação do festival, com filmes inéditos no Brasil. Serão exibidos os filmes “A voz do vento – Sementes de Transição” –documentário franco-espanhol, que mostra movimentos alternativos sociais e mudanças de paradigmas – o “Jardim no Fim do Mundo”,dirigido pelo premiado cineasta australiano Gary Caganoff que retrata a vida dos atingidos, as viúvas e os órfãos que somam em dezenas de milhares as vítimas da invasão americana no Afeganistão e “Panbasa”, uma produção independente do Projeto EarthCode sobre o "Chamado da Montanha", na Colômbia.

- Inscrições nas atividades:

Gratuitas, a inscrições das atividades na UMAPAZ pedem a doação de um brinquedo e livro educativos novo ou usado em bom estado, que serão encaminhados para diversas instituições no Natal. Para assistir os filmes e participar dos debates na Sala Crisantempo basta chegar com 1h de antecedência para retirar o ingresso. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/A1bRbS

O Reverbere é uma realização da UMAPAZ – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz, Cineclube Socioambiental Crisantempo, Instituto Casa da Cidade e CASA – Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina. Com os seguintes apoiadores: AWIRE – Aliança Multiétnica de Permacultura, Casa da Joanna, Casa Jaya, Coletivo PermaSampa, Hortelões Urbanos, IBC – Instituto Biorregional do Cerrado, ISES - Instituto de SocioEconomia Solidária, Lush, MUDA – Movimento Urbano de Agroecologia, PSB – Rede de Permacultura Social Brasileira, WorldPackers.


- Serviço:

- Reverbere – Primeiro Festival Latino Americano de Permacultura

Quando: de 23 a 27 de novembro, em São Paulo


Fonte: Antônia Futuro