Projeto Aquapolo é o maior empreendimento de produção de água de reuso do Hemisfério Sul




Há mais de três anos desde sua inauguração, o Projeto Aquapolo é o maior empreendimento de produção de água de reuso do Hemisfério Sul - para fins industriais - e o quinto maior do planeta. Como um dos projetos mais inovadores do país, tem a responsabilidade socioambiental e desenvolvimento econômico fornecendo 650 litros de água de reuso no abastecimento do ABC Paulista.

A B&F Dias, fabricante brasileiro especializado em sistemas de aeração por ar difuso com atuação internacional, forneceu um sistema completo de aeração removível com membranas tubulares de alto desempenho, e uma tubulação de interligação em aço inoxidável.

“O projeto está operando desde 2012, sem qualquer tipo de interrupção e com ótima eficiência, tudo dentro da performance projetada inicialmente”, explica Fernando Rubino, da CDN Comunicação, assessoria do projeto.

O reuso industrial é produzido a partir do esgoto tratado. O efluente seria devolvido à natureza nas condições exigidas pela legislação, com isso a água passa por um novo tratamento complementar, com tecnologia de ponta, que inclui membranas de ultrafiltração e osmose reversa. 


Essa iniciativa possibilitou que a Sabesp aumentasse a oferta de água potável para a Região Metropolitana de São Paulo, pois o volume usado no Polo Petroquímico de Capuava, em Mauá, foi substituído pela água de reuso. Aproximadamente 900 milhões de litro de água tratada deixaram de ser usadas e em média a água de reuso é 50% mais barata que a potável.

Hoje o Aquapolo produz 650 litros por segundo, no qual a maior parte já é consumida pelas empresas do Polo, restando cerca de 15% desse volume para a comercialização via adutora ou caminhão pipa.

“Fazer parte desse projeto foi uma honra devido sua grandeza e importância para todo o país. O Aquapolo além de inovador, já ganhou várias premiações e é um divisor de águas em gestão de água de reuso. Sempre buscamos oferecer aos nossos clientes qualidade e excelência para que seus projetos sejam efetivos, sustentáveis e promissores”, explica o gerente de contratos, Bruno Dinamarco.