5 cidades para visitar e comemorar o Halloween


Com origem na Europa, centenas de anos antes de Cristo, o Halloween originalmente era um ritual dos Celtas. Para eles, a noite de 31 de outubro indicava o início do Samhain, importante celebração que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano Novo e o início do inverno, estação da escuridão e do frio associada aos mortos. Hoje basicamente significado de festa e diversão com um quê de assustador. Ou nem tanto.

Agora que o mês de outubro está acabando é hora de se preparar. Ainda que no Brasil a tradição não seja tão forte como nos Estados Unidos ou Reino Unido, acabamos participando da brincadeira também, assim como o México, Peru e vários outros países. A Royal Holiday, acredita que visitar um destes destinos no Halloween pode ser uma aventura emocionante. 


Confira: 

- Cidade do México: Dia dos Mortos

Diferente das comemorações de Halloween que acontecem em outras partes do mundo, inclusive no Brasil, no México a data serve como preparativo para o Dia dos Morto, uma tradição milenar declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Essa é uma das festas mexicanas mais importantes, celebrada com alegres festivais e concursos culturais, pratos típicos, homenagens e músicas – tudo isso atrelado a simpáticas fantasias e caveirinhas.



O Halloween mexicano tem início no dia 31 de outubro e dia 2 de novembro ocorre a grande festa do Dia dos Mortos. Na data, os mexicanos gostam de reunir amigos e família para lembrar com carinhos seus antepassados. O motivo de festejarem é porque acreditam que uma vez por ano os mortos recebem permissão celestial para visitar os entes queridos, então nesse dia é importante serem recebidos com alegria e com coisas que gostavam em vida para aproveitarem a passagem.

Em Xochimilco, um dos 16 distritos da Cidade do México, ainda é possível viver uma experiência de Dia dos Mortos inesquecível repleta de atividades culturais e artísticas a bordo de um barco que navega entre longos canais. O destaque fica para a representação da lendária La Llorona (A Chorona). Este ano, também na Cidade do México, haverá o primeiro festival de Dia dos Mortos na rua, que promete ser incrível. Não perca!

- Onde se hospedar: Hilton Mexico City Reforma


O Hilton Mexico City é uma excelente opção de hospedagem para quem deseja aproveitar as férias com charme e conforto. O hotel está localizado na Avenida Juárez, próximo das principais atrações turísticas e culturais. As habitações do complexo estão distribuídas em 27 andares e o viajante ainda pode aproveitar para relaxar com os serviços de spa, Fitness Center, restaurantes, bares, quadra paddel, piscinas cobertas e ao ar livre e serviço de quarto 24 horas.

- Porque se hospedar: 


Além de toda a comodidade, o Hilton Mexico se destaca por sua ótima localização em frente à tradicional Alameda Central, a alguns passos da Avenida Paseo de la Reforma, e está somente a 15 minutos do aeroporto.

- Cusco: Dia de Todos os Santos


Viajando em outubro pelo Peru? Em caso positivo, Cusco é considerado um destino místico e um dos melhores locais para se comemorar o que lá é chamado de Dia de Todos os Santos. Assim como nos Estados Unidos, as crianças usam fantasias para pedir doces nas principais ruas, a diferença é que em vez de dizer a famosa frase "doces ou travessuras", elas dizem "Halloween, Halloween...".

Festa tradicional em Cusco dedicada à memória dos mortos, o Dia de Todos os Santos é comemorado em todo o país no dia 1° de novembro. Os peruanos tendem a assistir à missa na bela Catedral de Cusco (edificada sobre o antigo templo de Suntur Wasi, “Casa de Deus”, e sobre o Palácio Inca de Wiracoch), ir ao cemitério levando flores e, nas terras altas, levam comida para compartilhar simbolicamente com as almas dos mortos. O culto dos mortos era um costume comum e respeitado durante os tempos pré-hispânicos, combinado com costumes cristãos. Quem perdeu algum familiar em tenra idade presenteia às crianças (parecidas com as falecidas) pães e doces em pequenos saquinhos chamados “anjinhos”. À noite, os familiares fazem uma vigília no cemitério, iluminando-o com velas até a madrugada do dia 2.

Para os viajantes que querem conhecer melhor a cultura e a rica gastronomia de Cusco, também é possível aproveitar a data para visitar vários mercados e praças, como a Plaza Tupac Amaru, que fica repleta de quiosques improvisados que encantam crianças e adultos com fantasias e o tradicional prato porco rica. Trata-se de um assado cozido de porco acompanhado por batatas e milhos de todas as cores. Se quiser provar as bebidas locais, peça Pisco ou Inka Kola (alcoólicos), ou mesmo Chicha Morada (sem álcool).

- Onde se hospedar: Hotel Midori

Restaurado em sua totalidade em estilo casarão colonial, o Hotel Midori tem localização invejável na Calle Ataud – coração do centro histórico de Cusco a poucos passos do Museu Inca e a 15 minutos de carro do Aeroporto Internacional Alejandro Velasco. O hotel conta com 24 apartamentos confortáveis e completamente equipados, restaurante com café da manhã buffet para começar o dia com mais disposição, lavanderia, serviço de quarto, sauna e banheira de hidromassagem para relaxar após um dia repleto de atividades.

- Porque se hospedar: 

O Hotel Midori fica a um quarteirão da Praza de Armas, um dos espaços mais bonitos da cidade, rodeado de igrejas, jardins e restaurantes deonde é possível observar a cidade enquanto se desfruta de uma comida típica, como um fresco ceviche ou o popular frango na brasa.


- Orlando: Halloween para todas as idades


Para todas as idades, de todos os tipos e vários graus de terror, as opções de Halloween em Orlando são inúmeras, então, se estiver na cidade, com certeza irá encontrar uma que combine com você. Algumas ocorrem durante o dia, em horário normal de funcionamento dos parques e, outras, à noite, com ingresso diferenciais.

Em setembro começam as festas de Halloween nos parques de Orlando e ela duram até o final de outubro. O Magic Kingdom comemora com a festa Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party. Nela, os visitantes são convidados a participar do desfile temático e a se fantasiar percorrendo o parque em uma caça aos doces. Não é uma festa que causa medo (como diz o nome) e por isso é totalmente indicada para crianças.

Agora, se você está atrás de uma noite realmente assustadora, o Halloween Horror Nights do Universal Studios é considerada o melhor evento do tipo nos Estados Unidos. A festa ocorre depois que o parque fecha para visitantes, sendo necessário comprar um ingresso à parte para poder participar. O parque muda de ares quando a noite cai, transformando-se em um lugar habitado por todo tipo de pesadelos, além de personagens de filmes e séries de terror e muitos monstros espalhados por todo lugar. Esteja preparado para ouvir muitos gritos.

- Onde se hospedar: The Rosen Centre Hotel

Premiado por suas excepcionais instalações, o The Rosen Centre é um espetacular hotel que oferece luxuosos e aconchegantes apartamentos em uma das principais e mais movimentadas avenidas de Orlando, a International Drive. Em suas instalações, o hotel conta com academia, spa, piscina, quadra de tênis, restaurantes e um serviço profissional e exigente. Depois de aproveitar um dia de compras ou percorrer os parques temáticos, o The Rosen Centre é o lugar ideal para descansar e relaxar neste fabuloso destino da Flórida. 

- Porque se hospedar: 

Com localização próxima às principais atrações da cidade, o The Rosen Centre está a somente alguns minutos dos famosos parques Sea World, Universal Studios, Walt Disney World Resort e Orlando Downtown. 

- Nova York: paradas temáticas e casas assombradas 


Nos Estados Unidos, uma das festas mais esperadas do ano é, sem dúvidas, o Halloween. Quem nunca assistiu a um filme ou seriado americano que se passa nesta data? O Halloween de Nova York tem características assustadoras e divertidas. Há muitas festas e eventos que acontecem por toda a cidade, não só no dia 31 de outubro, mas também alguns dias antes.
                             

A Halloween Village Parade é uma das mais famosas, quase 2 milhões de pessoas participam todos os anos desfilando ou assistindo as atrações que passam pelas ruas do bairro, como dançarinos, artistas, bandas, dentre outros. Assim como no Carnaval do Brasil, os nova-iorquinos começam a se preocupar com qual fantasia usarão meses antes do evento.

Para os viajantes que estão procurando programas realmente assustadores, a Royal Holiday sugere um tour nas diversas casas mal-assombradas (haunted houses) espalhadas pela cidade. As mais famosas são a Blood Manor, que utiliza efeito especiais 3D para assustar os visitantes, a Nigthmare e a Blackout.

- Onde se hospedar: The Roosevelt Hotel

O hotel Roosevelt é um edifício de longa tradição desde que foi inaugurado no ano de 1924. Com localização próxima ao Empire State e às lojas da Quinta Avenida, os hóspedes podem ter todas as atividades no coração da Big Apple ao seu alcance. A arquitetura surpreende com um elegante e confortável ambiente, com mais de mil quartos, dos quais 52 são suítes de luxo, todos equipados com TV a cabo de alta definição e tela plana, internet, telefone, ar condicionado e cofre pessoal. Para os amantes da gastronomia, o hotel oferece uma ampla gama de pratos internacionais.

- Por que se hospedar: 

Os hóspedes podem ter todas as atrações facilmente ao alcance devido à localização privilegiada.

- Londres: conheça o lado “assombrado” da cidade


Nos filmes e na literatura, Londres já foi associada ao terror incontáveis vezes. A capital britânica já foi palco de inúmeras tragédias que dão o tom de um Halloween assustador, das cabeças espetadas em lanças na London Bridge às execuções públicas como atração pública; da Grande Praga ao Grande Incêndio de 1666; da invasão romana à invasão Viking; da morte dos pequenos príncipes na Torre ao terror de Jack, O Estripador. Londres é o lugar ideal para curtir uma data mal-assombrada.


The London Dungeon é uma das principais atrações para a data. O “museu do horror” faz uma apresentação especial de Halloween todos os anos, com efeitos especiais e atores que fazem o turista reviver várias das histórias sangrentas e macabras da cidade. Outro passeio imperdível é o tour para quem se interessa pelo caso do serial killer mais famoso do planeta: Jack, O Estripador. O passeio a pé é guiado e passa por diversos lugares relacionados aos assassinatos do século 19.

Outra sugestão para data é dar um passeio pelo metrô de Londres, onde há muitas histórias de fantasmas e assombrações. O documentário “Haunted London Underground” mostra relatos de dúzias de funcionários, ex-funcionários e passageiros que ouviram, viram ou sentiram influências sobrenaturais nos trens e nas plataformas. 


Também é possível passar a noite no Hampton Court e ouvir histórias de assombrações – centenas de pessoas, incluindo pelo menos duas rainhas, morreram ali. Uma após dar à luz ao único filho homem do Rei Henrique VIII e outra que foi acusada de traição e, após ser arrastada aos gritos da Capela Real que está preservada até hoje, enviada para ser decapitada na Torre de Londres. Que medo!

- Onde se hospedar: 


O hotel Citadines St. Marks está localizado na City Rd, uma charmosa praça do autêntico estilo inglês de época Eduardiana, período marcado por um grande entusiasmo pela arte e moda na Europa Ocidental. Para os que gostam de arquitetura, os apartamentos de St. Marks estão em um edifício de meados dos anos 1800, com apartamentos iluminados, modernos e equipados com micro-ondas, tostador, geladeira, secador de cabelo, televisão, dentre outros.

- Por que se hospedar: 

Devido aos meios de transporte próximos ao hotel, os turistas podem ter fácil e rápido acesso para todos os atrativos turísticos, como parques de diversões, museus, lugares históricos, shoppings, teatros, entre outras diversas atrações.



Fonte : Marcos Coelho